Economia

Fórum da Ásia de Boao prevê crescimento de 4,5% para o PIB asiático em 2025

Relatório do Fórum da Ásia de Boao destaca a resiliência das economias asiáticas e prevê aumento no comércio digital e de serviços

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 26 de março de 2025 às 15h26.

Tudo sobreEconomia
Saiba mais

O Fórum da Ásia de Boao divulgou, em 25 de março, o “Relatório Anual de 2025 sobre a Perspectiva Econômica da Ásia e o Processo de Integração do Fórum da Ásia de Boao”. O estudo prevê um crescimento real ponderado do PIB da Ásia de 4,5% em 2025, um pouco acima da taxa de 4,4% registrada em 2024. A Ásia continuará a ser o principal motor da economia global.

Previsões econômicas para as regiões da Ásia

O relatório, baseado em paridade de poder de compra, estima que a participação das economias asiáticas no PIB mundial aumentará de 48,1% em 2024 para 48,6% em 2025. Regionalmente, as previsões de crescimento são:

  • Ásia Oriental: 4,3%
  • Ásia do Sul: 5,9%
  • Ásia Central: 5,0%
  • Ásia Ocidental: 2,9% (em comparação com 2,1% em 2024)

Taxa de desemprego e expectativas de renda

A taxa de desemprego na Ásia deverá ser de 4,39% em 2025, abaixo da taxa global de 4,96%. A situação de renda se mantém estável e, com o crescimento econômico e a queda da inflação, espera-se um aumento no nível real de renda na região.

Setores em crescimento na economia asiática

O comércio digital e de serviços destacam-se como áreas de crescimento na economia asiática. Em 2024, o comércio eletrônico varejista na região do Pacífico Ásia cresceu 8,4%, enquanto o comércio eletrônico transfronteiriço da China somou US$ 369 bilhões, com um crescimento de 10,8%. O comércio de serviços também apresentou crescimento acelerado, especialmente no setor de entrega digital, seguido pela recuperação do setor de viagens e um aumento significativo no transporte.

O impacto do RCEP na integração econômica da Ásia

O Acordo de Parceria Econômica Regional Integrada (RCEP) é destacado como um marco na integração econômica da Ásia. Em 2024, o comércio intra-regional do RCEP cresceu 3%, e o comércio de serviços também avançou, com a China ultrapassando US$ 1 trilhão em volume de comércio de serviços. Economias emergentes da ASEAN, como Laos e Camboja, também registraram um aumento notável no comércio de serviços.

Resiliência das economias asiáticas

“Diante de muitos desafios, as economias asiáticas, especialmente a China e a ASEAN, continuam a mostrar uma forte resiliência e vitalidade, estando à frente do mundo em termos de crescimento econômico, comércio de bens e serviços e integração econômica regional. Eles também criam potenciais e espaços novos, tornando-se uma força e uma base importante para estabilizar e apoiar a economia mundial,” afirmou Zhang Jun, Secretário-Geral do Fórum da Ásia de Boao.

Conclusão do Fórum

O Fórum da Ásia de Boao iniciou sua Conferência Anual em 25 de março em Boao, Hainan, com o lançamento de dois relatórios principais: o “Relatório Anual de 2025 sobre a Perspectiva Econômica da Ásia” e o “Relatório Anual de 2025 sobre a Ásia e o Mundo Sustentável”.

Acompanhe tudo sobre:EconomiaÁsiaChina

Mais de Economia

Cobrança de IOF vai desestimular aportes em planos de previdência do tipo VGBL, dizem especialistas

Governo Lula adotou ao menos 25 medidas que aumentam arrecadação de impostos desde 2023

Giro do dia: impacto do IOF, INSS e descontos, Sebastião Salgado e Trump versus celulares

Galípolo diz que não interferiu em recuo sobre IOF: 'cabe reconhecer a agilidade do Ministério'