Economia

FMI diz não estar pronto para aportar fundos para Grécia  

Um alto funcionário do FMI disse esperar que os credores europeus encontrem uma forma de reduzir a dívida para que a instituição possa se juntar ao resgate


	FMI: "Não cederemos (os recursos), pois precisamos de garantias adequadas sobre o alívio da dívida antes de embarcarmos"
 (AFP/ Saul Loeb)

FMI: "Não cederemos (os recursos), pois precisamos de garantias adequadas sobre o alívio da dívida antes de embarcarmos" (AFP/ Saul Loeb)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2016 às 15h56.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta quarta-feira que não está pronto para enviar fundos ao programa de ajuda à Grécia, e argumentou que, antes, deve ser resolvido o alívio da dívida daquele país.

Após um acordo entre Grécia e União Europeia sobre o desembolso de mais uma parcela do plano de resgate, um alto funcionário do FMI disse esperar que os credores europeus encontrem uma maneira de reduzir a dívida grega para que a instituição possa se juntar ao resgate antes do final de ano.

"A Grécia está em uma situação em que precisa de um desembolso que certamente gostaríamos de conceder", disse o funcionário, pedindo para ter sua identidade preservada.

"Não cederemos (os recursos), pois precisamos de garantias adequadas sobre o alívio da dívida antes de embarcarmos... e desejamos estar ali", explicou o funcionário.

Os credores da União Europeia têm insistido que o FMI aporte fundos no plano de resgate da Grécia.

O FMI, entretanto, insiste que os credores devem antes tomar medidas que aliviem a dívida grega.

O funcionário do FMI disse que o acordo alcançado em Bruxelas não basta para que a entidade se some ao envio de fundos a Atenas.

"Não estamos em uma situação em que o FMI pode dizer que estamos prontos para avançar", disse.

"Mas vendo o que obtivemos dos europeus, vendo com o que se comprometeram, esperamos que podamos chegar a esse ponto até o final do ano", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaEuropaFMIGréciaPiigsUnião Europeia

Mais de Economia

Haddad diz que consignado privado pelo eSocial terá juro "menos da metade" do que se paga hoje

Desafio não vai ser isentar, vai ser compensar com quem não paga, diz Haddad, sobre isenção de IR

Dino intima governo a explicar se emendas Pix para eventos cumprem regras de transparência

Governo deverá bloquear R$ 18,6 bilhões no Orçamento de 2025 para cumprir regras fiscais, diz Senado