Economia

FMI disponibilizará 10 bilhões de euros à Grécia

Atenas - O Fundo Monetário Internacional (FMI) acrescentará 10 bilhões de euros ao mecanismo de empréstimo para ajudar a Grécia a sair da crise financeira em que se encontra, informaram hoje à Agência Efe fontes oficiais do Ministério das Finanças grego. Os países da zona do euro disponibilizarão também empréstimos no valor de 30 bilhões […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2010 às 18h12.

Atenas - O Fundo Monetário Internacional (FMI) acrescentará 10 bilhões de euros ao mecanismo de empréstimo para ajudar a Grécia a sair da crise financeira em que se encontra, informaram hoje à Agência Efe fontes oficiais do Ministério das Finanças grego.

Os países da zona do euro disponibilizarão também empréstimos no valor de 30 bilhões de euros, a uma taxa de cerca de 5%.

As fontes do Ministério das Finanças grego, que pediram anonimato, indicaram que o crédito teria uma taxa de 2,84%, caso a Grécia decida usá-lo.

Além disso, a imprensa grega indicou hoje que outros 40 bilhões de euros em créditos estariam à disposição da Grécia para 2011 e 2012.

Os membros da zona do euro aprovaram um mandato para a Comissão Europeia para que realize, a partir de amanhã, negociações com o FMI. O objetivo é estabelecer um programa conjunto com a Grécia que cubra intervenções necessárias além de 2010 e fixe as condições de reembolso.

O mecanismo de empréstimo à Grécia foi estipulado pelos 16 países que integram a zona do euro no dia 25 de março deste ano. Neste plano foram estabelecidas as condições para a concessão do primeiro empréstimo à Grécia, a fim de ajudar o país a sair da crise financeira, assim como tranquilizar os mercados. EFE
 

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaEmpréstimosEuropaFMIGréciaPiigsUnião Europeia

Mais de Economia

Alckmin entra hoje no terceiro dia de conversas com setores afetados por tarifa de Trump

Índice Big Mac: real está 28,4% subvalorizado e tarifas de Trump já pressionam consumidores globais

Senado aprova em 1º turno projeto que tira precatórios do teto do arcabouço fiscal

Moraes mantém decreto do IOF do governo Lula, mas revoga cobrança de operações de risco sacado