Economia

FMI corta previsão de PIB brasileiro em 2014 para 1,3%

Relatório de perspectivas globais do Fundo Monetário Internacional corta previsão de crescimento em 2014 em meio ponto percentual para 1,3%

Dinheiro: notas de 50 e 100 reais (Getty Images)

Dinheiro: notas de 50 e 100 reais (Getty Images)

João Pedro Caleiro

João Pedro Caleiro

Publicado em 24 de julho de 2014 às 12h00.

São Paulo - O FMI (Fundo Monetário Internacional) acaba de liberar sua atualização trimestral de expectativas para a economia global - e as notícias para o Brasil não são animadoras.

A projeção de crescimento do PIB de 2014 está agora em 1,3% - corte de meio ponto percentual em relação a abril e de um ponto percentual inteiro em relação a janeiro

Em outubro do ano passado, a expectativa ainda era de 2,5%, mesma taxa que a economia brasileira acabou registrando em 2013.

O FMI dá como razões para o corte as "condições financeiras mais apertadas e uma fraqueza contínua na confiança de consumidores e negócios, que estão segurando o investimento e atenuando o crescimento do consumo."

Ainda assim, a expectativa do FMI ainda é mais alta do que o consenso captado pelo último boletim Focus entre economistas e instituições financeiras.

Eles esperam um crescimento de apenas 0,97% este ano. Foi a oitava queda seguida da projeção e a primeira vez que o número ficou abaixo de 1%.

Mundo

Não foi só o Brasil que teve sua projeção cortada pelo FMI: a expectativa para o crescimento da economia global foi de 3,7% no relatório anterior para 3,4% no atual.

O primeiro trimestre foi mais fraco que o esperado por causa de alguns fatores inesperados como inventário em excesso e inverno rigoroso nos EUA, consumo interno mais fraco na China e tensões geopolíticas na Rússia.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraIndicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoFMIPIBPIB do Brasil

Mais de Economia

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto

Empresas de bets terão de bloquear cadastros de beneficiários do Bolsa Família e BPC/Loas