EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.
Washington - O Fundo Monetário Internacional (FMI) elogiou as autoridades gregas e classificou como "substancial" o plano do governo da Grécia para cortar o déficit orçamentário do país em 4,8 bilhões de euros. "As autoridades elaboraram um pacote fiscal muito forte para 2010. A implementação do programa fiscal será um passo crucial à frente em um processo de vários anos", disse a porta-voz do FMI Caroline Atkinson.
Em um comunicado, Atkinson afirmou que o FMI continua comprometido em compartilhar conhecimento técnico com a Grécia, enquanto o país tenta reduzir seu déficit orçamentário abaixo de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2012 - um movimento que colocaria o déficit em acordo com os limites impostos pela União Europeia.
O governo da Grécia planeja elevar o imposto sobre valor agregado em dois pontos porcentuais, congelar as pensões dos servidores civis por um ano e cortar em 30% os bônus pagos a trabalhadores do setor público. O governo também planeja novos impostos para tabaco e combustíveis.
O programa grego também recebeu elogios de vizinhos da União Europeia e impulsionou os mercados financeiros europeus, onde o custo para garantir a dívida grega contra um default caiu e o euro recuperou terreno diante do dólar. As informações são da Dow Jones.