Economia

FMI alerta que recuperação judicial pode triplicar entre PMEs

Uma análise de 17 países feita pelo Fundo sugere que os pedidos podem subir para 12% comparados com 4% antes da pandemia

Kristalina Georgieva, diretora-executiva do FMI (Andrew Harrer/Bloomberg)

Kristalina Georgieva, diretora-executiva do FMI (Andrew Harrer/Bloomberg)

B

Bloomberg

Publicado em 18 de julho de 2020 às 08h01.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou que a taxa de pedidos de recuperação judicial de pequenas e médias empresas pode triplicar neste ano se não houver apoio suficiente dos governos, ameaçando paralisar a recuperação econômica e causar instabilidade financeira.

Uma análise de 17 países feita pela equipe do Fundo sugere que os pedidos de recuperação judicial de empresas podem subir para 12% comparados com 4% antes da pandemia, disse o FMI em relatório divulgado na quinta-feira. A Itália registraria o maior aumento devido à grande queda da demanda agregada e alta participação da produção em setores de contato intensivo. Considerando o G-20 como um todo, o alívio fiscal e das contribuições de previdência social, ajudas e subsídios de juros têm desempenhado papel relevante, disse o FMI.

A taxa média de recuperação judicial no setor de serviços em um país médio pode subir mais de 20 pontos percentuais nos segmentos de administração, artes, entretenimento e recreação e educação. Atividades essenciais como agricultura, água e resíduos registrariam um pequeno crescimento dos processos de recuperação judicial, afirmou o FMI.]

Mais de um terço das pequenas empresas no Canadá, Coreia do Sul, Reino Unido e EUA se preocupam com sua viabilidade ou esperam fechar permanentemente ao longo do próximo ano, segundo o FMI. Embora os custos fiscais do suporte às empresas sejam significativos e os níveis crescentes de dívida preocupem muito, os custos de uma retirada prematura são maiores do que o custo do suporte contínuo onde seja necessário, disse Kristalina Georgieva, diretora-gerente do FMI, em publicação de blog sobre o tema.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasCrise econômicaFMICoronavírus

Mais de Economia

Qual o valor do salário mínimo em 2025? Veja histórico dos últimos 10 anos

Como as novas tarifas de Trump podem mexer no mercado de caminhões

Câmara pode votar MP que tributa LCI, LCA e LCD nesta terça em meio a impasse com agro

'É urgente corrigir limites do Simples': parlamentares querem faixa maior para MEI e pequena empresa