Economia

FMI alerta para implicações econômicas globais caso EUA não eleve teto da dívida

Kristalina Georgieva enfatiza importância de solução imediata para evitar consequências negativas na economia mundial

Georgieva disse que, historicamente, as discussões sobre o teto da dívida dos EUA "têm sido bastante tensas, mas sempre resultam em uma solução encontrada" (AFP/AFP)

Georgieva disse que, historicamente, as discussões sobre o teto da dívida dos EUA "têm sido bastante tensas, mas sempre resultam em uma solução encontrada" (AFP/AFP)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 23 de maio de 2023 às 16h21.

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, advertiu nesta terça-feira, 23, para os riscos de que lideranças políticas nos Estados Unidos não cheguem a um acordo para a elevação do teto da dívida do governo federal, expondo o país a um risco de calote.

"É evidente que a falta de um acordo no teto da dívida teria um impacto prejudicial, na economia americana e no mundo", afirmou ela, durante entrevista coletiva que tinha como foco uma revisão do Fundo sobre o Reino Unido.

Teto da dívida dos Estados Unidos

Georgieva disse que, historicamente, as discussões sobre o teto da dívida dos EUA "têm sido bastante tensas, mas sempre resultam em uma solução encontrada".

Ela se disse "ansiosa" para que uma solução seja novamente encontrada, diante das implicações potenciais "não desejadas".

Georgieva ainda acrescentou que espera que as conversas para decidir sobre o tema em Washington "não sigam até a última hora".

Acompanhe tudo sobre:FMIEstados Unidos (EUA)Joe Biden

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'