Economia

Fluxo de consumidores no varejo cai 7,9% em março

O consumo vem recuando desde o começo do ano e o primeiro trimestre já apresenta retração de 6,4% em relação ao mesmo período de 2014


	Os dados refletem a cautela e a desconfiança do consumidor em relação à economia do País
 (REUTERS/Sergio Moraes)

Os dados refletem a cautela e a desconfiança do consumidor em relação à economia do País (REUTERS/Sergio Moraes)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de abril de 2015 às 13h27.

São Paulo - A frequência de consumidores nas lojas do comércio brasileiro caiu 7,9% em março deste ano ante o mesmo mês de 2014, de acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e da Virtual Gate. O fluxo de consumidores nas lojas é considerado um indicador antecedente das vendas.

Março deu continuidade à tendência de queda nas visitas dos consumidores às lojas, que vem recuando desde o início do ano. No acumulado do primeiro trimestre deste ano, o fluxo de clientes já caiu 6,4% ante o mesmo período do ano passado.

Na comparação com fevereiro, o resultado de março foi 2,5% inferior. A tendência negativa se manteve mesmo sendo março um mês com mais dias úteis que fevereiro.

Em nota, Eduardo Terra, presidente da SBVC, considerou que os dados refletem a cautela do consumidor em relação à economia do País. "Estamos diante de um cenário de desconfiança geral por parte de quem consome", comentou. "Isso leva à retração no movimento de compra gerada pelo receio de um cenário incerto".

Acompanhe tudo sobre:ComércioConsumo

Mais de Economia

Pix por aproximação estará disponível em carteira digital do Google semana que vem, diz Campos Neto

Com expectativa sobre corte de gastos, Lula se reúne com Haddad e Galípolo

Haddad afirma que não há data para anúncio de corte de gastos e que decisão é de Lula