Economia

Fitch eleva previsão para avanço do PIB global em 2024, de 2,1% para 2,4%

Para 2025, a expectativa foi mantida em 2,5%, como estava na projeção anterior, de dezembro

Fitch, agência de classificação de risco (akub Porzycki/NurPhoto/Getty Images)

Fitch, agência de classificação de risco (akub Porzycki/NurPhoto/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 13 de março de 2024 às 18h00.

Última atualização em 13 de março de 2024 às 18h06.

A Fitch elevou sua perspectiva de crescimento do produto interno bruto (PIB) global em 2024, passando de 2,1% ao ano para 2,4%.

A revisão foi conduzida principalmente pela elevação na expectativa de crescimento dos Estados Unidos em 2024, que saltou de 1,2% em dezembro para 2,1% na última atualização. Para 2025, a expectativa foi mantida em 2,5%, como estava na projeção anterior, de dezembro.

Segundo a agência de classificação de risco, os EUA registraram forte procura interna após um "aumento sem precedentes" no déficit orçamentário, mas a Fitch diz esperar que o impulso fiscal seja reduzido, o que deve refletir sobre uma atenuação no crescimento. Paralelo a isto, a inflação subjacente resistente no país deve levar o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) a terminar este ano em 2,9%, o que é 30 pontos-base a mais do que a projeção apresentada em dezembro.

A agência de classificação de risco pontuou que o crescimento mais forte dos EUA deve compensar a desaceleração no PIB chinês, que sofre com um colapso imobiliário "inabalável", e a estagnação econômica da zona do euro, puxada principalmente pela fraqueza alemã.

A Fitch também diz que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e o Banco Central Europeu (BCE) devem cortar os juros três vezes ao longo deste ano, em um total de 75 pontos-base até o fim de 2024. No caso do Fed, ela diz que projeta o primeiro corte para julho (de junho na previsão anterior) e para o BCE, que ele será em junho (não mais em abril).

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)FitchBCEPIB

Mais de Economia

Haddad diz que consignado privado pelo eSocial terá juro "menos da metade" do que se paga hoje

Desafio não vai ser isentar, vai ser compensar com quem não paga, diz Haddad, sobre isenção de IR

Dino intima governo a explicar se emendas Pix para eventos cumprem regras de transparência

Governo deverá bloquear R$ 18,6 bilhões no Orçamento de 2025 para cumprir regras fiscais, diz Senado