Economia

Fila do INSS sobe e chega a 2,6 milhões em agosto

Alta de agosto na comparação com julho foi de 2,5%

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 18 de setembro de 2025 às 20h40.

Tudo sobreINSS
Saiba mais

A fila de espera por benefícios do INSS aumentou em 65,2 mil novos requerimentos de julho para agosto e atingiu um total de 2,6 milhões no mês, segundo dados do Ministério da Previdência.

Na comparação com junho, que tinha uma fila de 2,4 milhões, o crescimento foi de 183 mil novos requerimentos, uma alta de 7,5% em dois meses.

O INSS enfrenta problemas para reduzir os pedidos por benefícios sociais da Previdência. O tema é caro para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que prometeu zerar a fila durante a campanha.

Em 2024 a instituição começou o ano com uma fila de 1,57 milhões e fechou dezembro de 2024 já com 2 milhões de requerimentos. Entre os motivos para o aumento está a greve de servidores.

O Atestemed (atestado on-line), que também contribui para ampliar o número de requerimentos, embora tenha ajudado a reduzir a despesa.

O mecanismo dispensa a realização de perícia médica para afastamento até 180 dias e com isso, o INSS não precisa pagar o benefício de forma retroativa à data do pedido.

Em dezembro do ano passado, acabou o sistema de bônus a servidores, criado no governo Bolsonaro, para reduzir a fila. O benefício foi reeditado este ano para ajudar a lidar com o crescimento de pedidos.

Acompanhe tudo sobre:INSSAposentadoria pelo INSSGoverno Lula

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis