Economia

Fiesp: atividade da indústria sobe 1,6% em outubro

Por Ricardo Leopoldo São Paulo - O indicador de nível de atividade (INA) da indústria paulista subiu 1,6% em outubro ante setembro, com ajuste sazonal, de acordo com informações divulgadas hoje pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O indicador apresentou elevação de 4,5%, na mesma base de comparação, sem levar em […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2009 às 11h46.

Por Ricardo Leopoldo

São Paulo - O indicador de nível de atividade (INA) da indústria paulista subiu 1,6% em outubro ante setembro, com ajuste sazonal, de acordo com informações divulgadas hoje pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O indicador apresentou elevação de 4,5%, na mesma base de comparação, sem levar em conta o ajuste sazonal, o que representa o melhor resultado de 2009 desde julho deste ano, quando houve uma alta de 4,7%, em base mensal.

Na comparação com outubro do ano passado, o INA sem ajuste registrou retração de 4,6%. No acumulado de janeiro a outubro de 2009, ocorreu uma queda de 11,6% em comparação com o mesmo período de 2008. Nos últimos 12 meses encerrados em outubro, o INA registra queda de 11,2%.

A Fiesp também revisou o resultado do índice apurado em setembro em relação a agosto. Com ajuste sazonal, o INA apresentou uma alta de 3,6%, ante leitura anterior de alta de 4,3%. Sem levar em conta o ajuste sazonal, o índice passou para uma alta de 1,5%, quase a metade da elevação de 2,7% anunciada anteriormente.

Já o nível de utilização da capacidade instalada (Nuci) das indústrias paulistas subiu de 82,6% em setembro para 83,1% em outubro. O resultado é inferior aos 83,9% apurados em outubro do ano passado.

Nível de confiança

Na segunda quinzena de novembro, a confiança dos empresários do setor industrial paulista atingiu 55,1 pontos, de acordo com dados da Pesquisa Sensor, também divulgados hoje pela Fiesp. O resultado ficou um pouco abaixo dos 56,1 pontos apurados na primeira quinzena do mês.

Dos cinco itens que compõem a Pesquisa Sensor, o indicador Mercado atingiu 53,5 pontos na segunda quinzena de novembro, enquanto Vendas registrou 56,8 pontos. O item Estoque atingiu 53,1 pontos, Emprego registrou 57,4 pontos e Investimento marcou 54,6 pontos. Números acima de 50 pontos indicam otimismo entre os empresários. Os dados abaixo dessa marca representam pessimismo.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Reforma Tributária: relatório está em fase final e votação será na semana do dia 10 de dezembro

Pacote não agrada, IR contamina ajuste e Haddad não descarta novas medidas para frear dívida pública

O que diz a proposta do governo sobre taxação de quem ganha mais de R$ 50 mil por mês; entenda