Economia

Fiat paralisa produção na Argentina por falta de materiais

A paralisação, a segunda da fábrica da Fiat em Córdoba nos últimos três meses, afeta cerca de 1.700 trabalhadores e pode se prolongar até a segunda-feira

A empresa automotiva italiana fabricou na Argentina no ano passado mais de 110 mil automóveis, das marcas Palio e Siena, e cerca de 6 mil caminhões Iveco (Divulgação)

A empresa automotiva italiana fabricou na Argentina no ano passado mais de 110 mil automóveis, das marcas Palio e Siena, e cerca de 6 mil caminhões Iveco (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2012 às 14h25.

Buenos Aires - A indústria automotiva Fiat Argentina suspendeu a produção durante dois dias em sua fábrica de Córdoba por falta de materiais procedentes do Brasil e de provedores nacionais, e para adequar a linha a um novo modelo de automóvel, disseram fontes da companhia nesta sexta-feira à Agência Efe.

A paralisação, a segunda da fábrica da Fiat em Córdoba nos últimos três meses, afeta cerca de 1.700 trabalhadores e pode se prolongar até a segunda-feira.

Os materiais que forçaram a interrupção da produção são o suporte do motor, procedente do Brasil, e o revestimento do habitáculo, de provedores locais.

A empresa esclareceu que 'esta falta de nenhuma maneira está vinculada à aplicação das DJAI (Declaração Jurada de Antecipação de Importação)', em alusão às restrições às importações impostas pelo Governo de Cristina Kirchner.

Em janeiro, o Governo criticou com dureza a empresa automotiva italiana que parou sua produção por falta de peças e a ministra da área, Débora Giorgi, chegou a classificar a decisão da empresa como 'mesquinha'.

Naquela ocasião, a Fiat admitiu que a paralisação aconteceu por causa da falta de insumos e das 'demoras geradas pela mudança de regime para a tramitação de licenças de importação sem exceção'.

Os impedimentos às importações se emolduram na política de proteção à indústria nacional iniciada pelo Governo argentino, que provocou um mal-estar entre seus parceiros do Mercosul.

A empresa automotiva italiana fabricou na Argentina no ano passado mais de 110 mil automóveis, das marcas Palio e Siena, e cerca de 6 mil caminhões Iveco. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaEmpresasEmpresas italianasFiatMateriaisMontadoras

Mais de Economia

Haddad diz a Moody's que meta fiscal será cumprida pelo 2º ano consecutivo em 2025

União vai garantir ressarcimento a vítimas de fraudes no INSS se necessário, afirma Tebet

Banco Central autoriza que financeiras emitam letras de crédito imobiliário (LCI)

Trump chama presidente do Fed de 'tolo' após anúncio de manutenção da taxa de juros