Economia

FGV: inflação anual do carro atinge 5% e supera IPC

Os gastos do consumidor com produtos e serviços relacionados a automóveis ficaram acima da inflação média no período de um ano encerrado em fevereiro. Levantamento divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que, a variação de preços de 19 itens voltados para o cuidado com o carro foi de 5,03% em 12 meses até fevereiro […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Os gastos do consumidor com produtos e serviços relacionados a automóveis ficaram acima da inflação média no período de um ano encerrado em fevereiro. Levantamento divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que, a variação de preços de 19 itens voltados para o cuidado com o carro foi de 5,03% em 12 meses até fevereiro - sendo que a inflação média no mesmo período, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) foi de 4,72%.

Em seu comunicado, a fundação comentou que, em média, a compra e a manutenção do veículo comprometem 7% do total do orçamento familiar. Este porcentual pode variar, de acordo com a FGV, dependendo do número de veículos que a família possui, e de outros aspectos, como distância percorrida por dia e hábitos de dirigir.

Entre os destaques de elevação de preços na lista de produtos pesquisadas pela FGV estão aumentos nos preços de álcool combustível (29,48%); e seguro facultativo para veículos (14 34%) em 12 meses até fevereiro. Já as mais expressivas quedas de preço foram registradas em gás natural veicular GNV (-8,77%) e em automóvel usado (-8,54%).
 

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaIndicadores econômicosIndústriaIndústrias em geralInflação

Mais de Economia

Justiça proíbe financeiras de bloquearem celulares dados em garantia para empréstimos

Banco Central divulga incidente de segurança envolvendo dados cadastrais de chaves Pix

IPCA de abril desacelera e fica em 0,43%; inflação acumulada de 12 meses sobe para 5,53%

BC limita valores entre registradoras de recebíveis de cartões; veja o que muda