Economia

FGV: INCC-M acelera para 1,77% em junho

São Paulo - O Índice Nacional de Custo da Construção - Mercado (INCC-M), que mede a inflação na construção civil, acelerou para 1,77% em junho, ante o resultado de maio, quando avançou 0,93%. Até junho o INCC-M acumula altas de 5,29% no ano e de 6,31% em 12 meses. Esta foi a sexta divulgação mensal […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

São Paulo - O Índice Nacional de Custo da Construção - Mercado (INCC-M), que mede a inflação na construção civil, acelerou para 1,77% em junho, ante o resultado de maio, quando avançou 0,93%. Até junho o INCC-M acumula altas de 5,29% no ano e de 6,31% em 12 meses. Esta foi a sexta divulgação mensal isolada do índice, que representa 10% do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), e era sempre era anunciado juntamente com o resultado do próprio IGP-M.

Ao detalhar o desempenho do índice em junho, a FGV informou que os preços de materiais, equipamentos e serviços subiram 1,02% no sexto mês do ano, sendo que, em maio, a inflação deste segmento foi menos intensa, de 0,48%. Já os preços de mão de obra subiram 2,59% este mês, após registrarem alta de 1,41% em maio.

Entre os produtos pesquisados para cálculo do indicador, a FGV informou que as mais expressivas elevações de preço na construção civil foram apuradas em ajudante especializado (3 18%), servente (2,08%) e pedreiro (2,52%). Já as mais expressivas quedas de preço foram apuradas em ferragens para esquadrias (-0,36%), metais para instalações hidráulicas (-0 36%) e ladrilhos e placas para pisos (-0,35%).

Em janeiro, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que calcula os Índices Gerais de Preços (IGPs), anunciou que passaria a divulgar o desempenho do INCC-M isoladamente, antes da divulgação do IGP-M de cada mês. O IGP-M de junho deve ser anunciado na amanhã. Em seu informe, a FGV lembra que o INCC-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência, assim como o IGP-M.

Leia mais notícias sobre a inflação

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoInflação

Mais de Economia

Queda estrutural de juros depende de ‘choques positivos’ na política fiscal, afirma Campos Neto

Redução da jornada de trabalho para 4x3 pode custar R$ 115 bilhões ao ano à indústria, diz estudo

Brasil será menos impactado por políticas do Trump, diz Campos Neto

OPINIÃO: Fim da linha