Economia

FGV: confiança do setor de serviços aumenta em julho

Alta foi de 0,8% para o Índice de Confiança de Serviços no mês, após queda de 1,4% em junho

Informação é da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Informação é da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2011 às 09h05.

Rio de Janeiro - Após dois meses em trajetória negativa, o humor dos empresários do setor de serviços voltou a ficar positivo em julho. É o que informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV), ao anunciar alta de 0,8% para o Índice de Confiança de Serviços (ICS) em julho, após queda de 1,4% em junho.

Em uma escala de até 200 pontos, onde resultados abaixo de 100 pontos são considerados negativos, o ICS subiu de 131,6 pontos para 132,6 pontos, de junho para julho. O índice atual supera em 7,6 pontos a média histórica; e em 3,1 pontos o de julho do ano passado.

O aumento foi influenciado pelas expectativas mais favoráveis. O ICS é dividido em dois subindicadores. O Índice da Situação Atual - S (ISA-S) mostrou estabilidade (0,0%), após cair 2,9% em junho; o Índice de Expectativas - S (IE-S) subiu 1,4% este mês, após recuar 0,3% em junho, o melhor nível desde março de 2010.

O otimismo dos empresários em relação ao ambiente dos negócios nos seis meses seguintes foi o que mais contribuiu para o aumento do indicador. Das 2.591 empresas consultadas em julho, 54,9% preveem melhora dos negócios no semestre julho-dezembro de 2011, contra 50,0% em junho - enquanto 3,6% esperam piora (contra 2,8% em junho).

A pesquisa para o ICS ocorreu entre os dias 4 e 29 de julho. O total de empresas consultadas era responsável por 750 mil pessoas ocupadas no mercado de trabalho ao final de 2008, segundo informações apuradas pela FGV.

Acompanhe tudo sobre:ConfiançaEmpresasFGV - Fundação Getúlio VargasServiços diversos

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China