Fed: os 12 distritos do Fed relataram que suas economias cresceram desde março e com um ritmo "moderado". (Kevin Lamarque/Reuters)
AFP
Publicado em 19 de abril de 2017 às 18h45.
A economia dos Estados Unidos continua crescendo moderadamente com uma pequena alta de preços, mas as empresas se queixam de falta de mão de obra; incluindo a não especializada, disse nesta quarta-feira o Federal Reserve (Fed).
Em um relatório conhecido como "Livro Bege", o Fed apontou um generalizado otimismo no setor industrial, cuja atividade continua crescendo. Este estado de ânimo convive com a incerteza sobre a futura política comercial da administração do presidente Donald Trump.
Os 12 distritos do Fed relataram que suas economias cresceram desde março e com um ritmo "moderado".
Os preços aumentaram "modestamente" e também são verificadas dificuldades no setor de empregos, inclusive para conseguirtrabalhos pouco qualificados. Até agora as dificuldades eram para conseguir um emprego de mão de obra qualificada.
O Livro Bege, publicado duas semanas antes de cada reunião de política monetária do Fed, disse que os aumentos de salários são "modestos" e que os empregadores acreditam que essa tendência deve continuar.
Globalmente os atores econômicos esperam que os preços continuam avançando nos próximos meses.
A inflação, medida pelo índice PCE, está atualmente em 2,1% anual; levemente acima da meta de 2% do Fed.
O Livro Bege foi elaborado com dados recolhidos desde meados de fevereiro até 10 de abril.
Esses dados serão a base para o encontro de política monetária que o Fed terá nos dias 2 e 3 de maio. Os mercados não esperam no momento um aumento dos juros e acreditam que esse papo será dado em junho.