Economia

Fed deve manter taxa de juros enquanto aguarda planos de Trump

Presidente tem prometido um programa de gastos em infraestrutura, cortes tributários, simplificação de regulações e renegociação de acordos comerciais

Fed: decisão do banco central norte-americano sobre os juros será divulgada na quarta-feira (Kevin Lamarque/Reuters)

Fed: decisão do banco central norte-americano sobre os juros será divulgada na quarta-feira (Kevin Lamarque/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 31 de janeiro de 2017 às 08h48.

Última atualização em 31 de janeiro de 2017 às 15h21.

Washington - O Federal Reserve deve manter a taxa de juros dos Estados Unidos na quarta-feira, em sua primeira decisão de política monetária desde que Donald Trump tomou posse como presidente dos EUA, enquanto aguarda maior clareza sobre as políticas econômicas do republicano.

Trump tem prometido um grande programa de gastos em infraestrutura, cortes tributários, simplificação de regulações e renegociação de acordos comerciais, mas ofereceu poucos detalhes ou um cronograma desde a vitória na eleição em 8 de novembro.

A decisão do banco central norte-americano será divulgada na quarta-feira às 17:00 (horário de Brasília). A chair do Fed, Janet Yellen, não dará entrevista à imprensa.

O comunicado será divulgado uma semana depois de Yellen ter destacado que a economia dos EUA está perto do pleno emprego e alertado para uma "surpresa desagradável" sobre a inflação se o Fed for lento demais com suas altas de juros.

Economistas consultados pela Reuters descartaram uma alta dos juros na reunião desta semana. Os investidores veem um aumento em junho, de acordo com dados compilados pelo CME Group.

O Fed elevou a taxa de juros referencial na reunião de dezembro, a segunda alta em uma década, para uma faixa entre 0,5 e 0,75 por cento. O banco central norte-americano prevê mais três aumentos neste ano.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve SystemGoverno

Mais de Economia

Caixa registra lucro líquido R$ 14 bilhões em 2024, 31,9% maior que 2023

Câmara aprova urgência para projeto que libera emendas canceladas de 'restos a pagar'

Relator diz que Orçamento 2025 deve ser votado pela comissão em 17 de março

Saque-aniversário do FGTS: trabalhadores terão 120 dias para retirar recursos, diz ministro