Economia

FED avalia nova ferramenta para reduzir liquidez

Ferramenta deverá ajudar a drenar recursos do sistema bancário e manter juros no nível almejado após o fim da atual política expansionista


	Prédio do Federal Reserve: não há previsão ainda sobre quando a ferramenta para reduzir liquidez poderá ser usada
 (Jonathan Ernst/Reuters)

Prédio do Federal Reserve: não há previsão ainda sobre quando a ferramenta para reduzir liquidez poderá ser usada (Jonathan Ernst/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2013 às 16h21.

Nova York - O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, está avaliando uma nova ferramenta para ajudá-lo a drenar recursos do sistema bancário e manter as taxas de juros de curto prazo no nível almejado quando decidir alterar sua atual política expansionista, mostrou nesta quarta-feira a ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês).

Integrantes do Fomc, durante a reunião de 30 e 31 de julho, foram informados sobre o potencial de criar uma linha com taxa prefixada para recompras reversas overnight de títulos.

Esse programa, caso adotado, vai complementar o pagamento de juros sobre as reservas excessivas e outras ferramentas para ajudar a alcançar as metas de juros do Fed, de acordo com a ata do Fomc divulgada nesta quarta-feira.

"Em geral, participantes da reunião indicaram acreditar que esse instrumento pode se mostrar útil", informou a ata.

Embora tenham expressado interesse em um programa desse tipo, não houve cronograma indicado para quando as autoridades do Fed podem começar a decidir sobre tal ferramenta.

Nessa transação, o Fed vende um título do Tesouro dos EUA para um operador primário do país ou para um grande fundo do mercado monetário, e então o recompra no dia seguinte. A transação retira temporariamente dinheiro do sistema bancário, enquanto o operador ou o fundo recebe os juros sobre a transação.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)Mercado financeiroFed – Federal Reserve SystemPolítica monetária

Mais de Economia

Após decisão do TCU, Haddad diz que continuará perseguindo meta fiscal

Senado adia votação de segundo projeto de regulamentação da Reforma Tributária

TCU diz que governo não pode mirar piso da meta fiscal e decisão pode levar a novo congelamento

Senado aprova projeto que cria espaço fiscal para combater impactos do tarifaço