Economia

Fed adverte que incerteza por coronavírus ameaça perspectivas econômicas

Dirigentes do Fed avaliaram que a perspectiva econômica de curto prazo para os Estados Unidos "está se deteriorando fortemente" por conta do coronavírus

Fed: a atividade econômica deve encolher no trimestre atual, (Samuel Corum/Getty Images)

Fed: a atividade econômica deve encolher no trimestre atual, (Samuel Corum/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 8 de abril de 2020 às 17h19.

Última atualização em 8 de abril de 2020 às 17h19.

Todos os dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) avaliaram que a perspectiva econômica de curto prazo para os Estados Unidos "estava se deteriorando fortemente nas últimas semanas", tornando-se ainda "profundamente incerta", em meio à pandemia de coronavírus. Com isso, muitos dirigentes haviam várias vezes rebaixado suas perspectivas, mostra a ata da última reunião do Fed.

Todos os dirigentes previram que a atividade econômica encolherá no trimestre atual, com riscos de baixa à perspectiva bem maiores.

Os participantes notaram ainda que o momento da retomada econômica dependerá das medidas de contenção da doença, bem como do sucesso delas, e das respostas de outras políticas, "incluindo a política fiscal".

Sobre o comportamento das famílias, os dirigentes apontaram que, embora o consumo tenha sido fator crucial do crescimento ao longo dos primeiros dois meses do ano, a pandemia começava a prejudicar a confiança e a exercer efeito adverso nas contas das famílias.

Os dirigentes comentaram que as compras online poderiam substituir parte da atividade, mas não totalmente, além de avaliar que o mercado imobiliário deve ser prejudicado pelas medidas de distanciamento social, a incerteza financeira e a volatilidade no mercado de títulos do setor de ativos lastreados em hipotecas (MBS, na sigla em inglês).

Para os dirigentes, um grande risco de baixa é que a disseminação do vírus possa se intensificar naquelas áreas do país atualmente menos afetadas.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusCrise econômicaEstados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve System

Mais de Economia

Economia argentina cai 0,3% em setembro, quarto mês seguido de retração

Governo anuncia bloqueio orçamentário de R$ 6 bilhões para cumprir meta fiscal

Black Friday: é melhor comprar pessoalmente ou online?

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE