Dia das mães: apesar das projeções, a maioria dos varejistas (62%) disse não ter realizado promoções para atrair clientes (Sergio Moraes/Reuters)
Da Redação
Publicado em 10 de maio de 2013 às 13h43.
São Paulo - O faturamento do comércio paulistano com as vendas para o Dia das Mães deve cair 4,1% neste ano, na comparação com 2012, aponta sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
A pesquisa, feita entre os dias 6 e 8 de maio com 125 lojistas da capital paulista, mostra que a expectativa é de queda de 4,2% nas vendas de bens duráveis e de 4% nas vendas de semiduráveis.
Apesar das projeções, a maioria dos varejistas (62%) disse não ter realizado promoções para atrair clientes. A maior parte dos entrevistados (68%) também não adotou ações de marketing especiais para elevar as vendas.
A maioria (57%) dos lojistas avalia como igual o nível do estoque na comparação com o ano passado, enquanto 24% avaliam que o nível está maior e 17% responderam que estão com estoque menor.
Do total de entrevistados, 84% disseram que não contrataram trabalhadores temporários para ajudar nas vendas da data.
O cartão de crédito é a forma de pagamento que deve ser mais utilizada pelo consumidor (62% das respostas), seguido de pagamento à vista (34%), cheques pré-datados (2%) e à prestação (2%).