Economia

FecomercioSP: cresce confiança de empresário

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) subiu 3% na cidade de São Paulo em outubro em relação a setembro


	Esta foi a terceira alta mensal consecutiva do Índice de Confiança do Empresário do Comércio
 (Germano Lüders/EXAME.com)

Esta foi a terceira alta mensal consecutiva do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2012 às 14h07.

São Paulo - O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), medido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), subiu 3% na cidade de São Paulo em outubro em relação a setembro. Com a alta, o índice chegou a 120,1 pontos ante os 116,6 de setembro, em uma escala que varia de 0 a 200 pontos, sendo considerado otimismo resultado acima de 100. Esta foi a terceira alta mensal consecutiva do indicador.

Em nota, a Assessoria Técnica da FecomercioSP, avalia que o empresário do comércio vem elevando seu otimismo com a situação atual, "principalmente pelo fato da proximidade do final do ano, quando há melhoras no volume de vendas no varejo". O resultado do indicador de outubro "denota uma visão mais positiva do futuro, assim como um cenário atual mais favorável do que se podia imaginar", informa a FecomercioSP.

O Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), que compõe o índice geral e apresentou por oito meses seguidos a menor confiança, teve alta de 4,9% no último mês, comparado a setembro, para 92,4 pontos ante 88. O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) subiu 2,4% na mesma base de comparação, enquanto o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) avançou 2,3%.

A análise da FecomercioSP mostra ainda que 56,02% dos empresários acreditam que as condições atuais das empresas comerciais melhoraram e 45,96% avaliam que as condições da economia estão melhores (alta de 11% neste último quesito em relação a setembro). A expectativa positiva de crescimento fez 78,62% dos empresários responderem que pretendem contratar colaboradores e 55,17% disseram que vão ampliar o nível de investimentos na própria empresa.

Acompanhe tudo sobre:ComércioEstado de São PauloFecomércio

Mais de Economia

Haddad: pacote de corte de gastos será divulgado após reunião de segunda com Lula

“Estamos estudando outra forma de financiar o mercado imobiliário”, diz diretor do Banco Central

Reunião de Lula e Haddad será com atacado e varejo e não deve tratar de pacote de corte de gastos

Arrecadação federal soma R$ 248 bilhões em outubro e bate recorde para o mês