Economia

Febraban prevê PIB de 7,2% neste ano

São Paulo – A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou hoje (4) sua previsão mensal de crescimento do Produto Interno Bruto de 2010. Segundo a pesquisa Febraban de Projeções Macroeconômicas e Expectativas de Mercado, o PIB chegará a 7,2% neste ano. O resultado, segundo o economista chefe da entidade, Rubens Sardenberg, mostra que o país […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

São Paulo – A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou hoje (4) sua previsão mensal de crescimento do Produto Interno Bruto de 2010. Segundo a pesquisa Febraban de Projeções Macroeconômicas e Expectativas de Mercado, o PIB chegará a 7,2% neste ano. O resultado, segundo o economista chefe da entidade, Rubens Sardenberg, mostra que o país deverá ter um crescimento "moderado" no segundo semestre, ante o crescimento acelerado registrado no primeiro.

"O que tem implícito nessa projeção de 7,2% é que a economia volta a crescer em um ritmo moderado. Mas volta a crescer no segundo semestre. Se você tiver uma acomodação [no crescimento], o número virá mais baixo. Mas eu não acredito que vá ter acomodação”, disse Sardenberg.

O economista chefe ressalta que não vê condições para que haja uma estagnação no crescimento do país nos últimos seis meses do ano. "Exceto o ajuste da taxa Selic, não tem nenhuma outra coisa que você poderia atribuir uma desaceleração mais forte da economia". De acordo com ele, a política fiscal, a geração de emprego e o crédito dão sinais positivos.

A Febraban elevou a estimativa do PIB de 2010 para 7,2%. Na pesquisa anterior, em junho, a previsão de crescimento do PIB era de 7,1%; e em maio, 6,3%. A previsão para 2011, de acordo com a Febraban, é de elevação no PIB de 4,5%. Em junho, a mesma previsão era de 4,4%.

Para a taxa básica de juros (Selic), em 2010, a previsão das instituições financeiras é de 11%, menor que a da última pesquisa, feita em junho, de 11,75%. Para 2011, a Febraban prevê que a Selic atinja 11,25%. A pesquisa da Febraban ouviu 32 bancos entre os dias 29 de julho e 2 de agosto.

Leia mais sobre Setor Financeiro

Siga as últimas notícias de Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEstatísticasIndicadores econômicosPIBSelic

Mais de Economia

Toffoli homologa acordo para ressarcir vítimas de fraudes do INSS

Câmara dos Deputados aprova urgência para apreciação de projeto que revisa benefícios fiscais

PF deve instaurar inquérito para investigar ataque hacker a instituições financeiras

Câmara pode votar hoje urgência de projeto sobre corte de benefícios tributários