Economia

Fazendeiros dos EUA criticam plano de Trump para cortar subsídios

Os cortes integram a proposta orçamentária do governo de Donald Trump

Proposta de Trump reduz a ajuda aos fazendeiros americanos (Brian Snyder/Reuters)

Proposta de Trump reduz a ajuda aos fazendeiros americanos (Brian Snyder/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 3 de junho de 2017 às 16h20.

Des Moines - Grupos de ruralistas e membros do Congresso norte-americano ligados a Estados com tradição agropecuária criticam a proposta da Casa Branca para reduzir o seguro safra e outros programas voltados ao setor.

Os cortes integram a proposta orçamentária do governo de Donald Trump. Eles atingiriam fazendeiros em um momento em que a renda do setor cai pelo quarto ano seguido, o que pode afetar especialmente Estados como Iowa, Kansas e Nebraska, que ajudaram o republicano a ganhar a eleição em novembro.

"Claramente, este Orçamento prejudica a agricultura e a América rural", afirmou o presidente do Escritório Federal de fazendeiros, Zippy Duvall, em um comunicado.

A proposta orçamentária reduziria o montante que o governo dos EUA fornece para ajudar fazendeiros a pagar, entre outras coisas, pelo seguro contra a variação do preço dos grãos após a colheita. Os cortes tiram do setor cerca de US$ 28 milhões ao longo de dez anos. Trump também propôs reduzir o teto de renda dos fazendeiros que aplicam para trais programas.

O documento prevê ainda o corte de 5.263 postos de trabalho no Departamento de Agricultura (USDA), cerca de 5,5% do total.

Fazendeiros, economistas e especialistas afirmam que é importante dar apoio ao setor, que responde por cerca de 11% dos empregos no país, além de contribuir com cerca de US$ 1 trilhão para a produtividade doméstica.

"A força da economia agrícola tem implicações para a América rural, mas também para o resto da economia como um todo", afirmou Robert Johansson, economista-chefe da USDA, em conversa com senadores no mês passado.

Debbie Stabenow, senadora que preside o Comitê da Agricultura na Casa, alertou que os cortes propostos "teriam um impacto desproporcional sobre cidades pequenas, deixando muitas perto da crise".

Outros congressistas, porém, afirmam que ainda é cedo para se preocupar e que a proposta tem poucas chances de passar pelo parlamentares. "A maioria das propostas orçamentárias têm poucas chances de saírem da mesma forma que chegaram", afirmou o senador republicano Charles Grassley, que é fazendeiro em Iowa. Ele lembrou que os governos Obama e Bush também propuseram cortes nos subsídios aos agricultoras, mas estes nunca se materializaram.

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpAgropecuária

Mais de Economia

Como Milei 'se perdeu' dos mercados, mas encontrou saídas no governo Trump

Relator da MP alternativa ao IOF propõe aumento de alíquota para LCI e LCA em 7,5%

Motta anuncia votação de isenção do IR para semana que vem

Haddad diz que Selic de 15% não é justificável e acredita em cortes