Economia

Faltou dinheiro? No FUST sobra

O Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações já acumula R$ 8 bilhões - parados

A lei só permite que FUST seja usado em telefones públicos  (.)

A lei só permite que FUST seja usado em telefones públicos (.)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de abril de 2010 às 12h18.

Brasília - Criado em 2000, o FUST fechou o ano de 2009 com mais de 8,6 bilhões de reais em caixa. Mas,  desde sua implantação, os gastos realizados pelo fundo mal chegam a 0,01% do valor da reserva, segundo dados divulgados pela Anatel.

Já se falou em usar o dinheiro praticamente para tudo, da universalização da banda larga à internet nas escolas. A lei que estabelece a aplicação da verba do fundo define que ela só pode ser gasta quando vinculada a serviços prestados em regime público. Por enquanto, a verba só financiou telefones públicos, operados por concessionárias do setor.

Por determinação da lei, o dinheiro do fundo não pode ser usado em serviços privados e por isso a verba está praticamente mofando.  "O Ministério das Comunicações fez um levantamento de demandas para a aplicação dos recursos, mas a grande maioria dos projetos está relacionada à prestação de serviços em regime privado", explica Enilce Versiani, superintendente de universalização de telecomunicações da Anatel. A disponibilização de rede para acesso à internet está entre esses serviços privados.

Há um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados que pretende permitir a aplicação dos recursos do Fust em serviços prestados em regime privado. Para o secretário responsável pela questão da universalização no Ministério das Comunicações, Átila Souto, "o fundo é severamente contingenciado a cada Lei Orçamentária Anual", e isso contribui com a dificuldade de implementação.

Acompanhe tudo sobre:Inclusão digitalInternetTelecomunicações

Mais de Economia

Haddad diz que consignado privado pelo eSocial terá juro "menos da metade" do que se paga hoje

Desafio não vai ser isentar, vai ser compensar com quem não paga, diz Haddad, sobre isenção de IR

Dino intima governo a explicar se emendas Pix para eventos cumprem regras de transparência

Governo deverá bloquear R$ 18,6 bilhões no Orçamento de 2025 para cumprir regras fiscais, diz Senado