Economia

Exportações de petróleo lideram vendas em novembro

Segundo Secex, na média diária do acumulado do mês, as exportações somaram US$ 85,7 milhões


	Plataforma de exploração de petróleo: exportações de petróleo ficaram à frente das vendas de minério de ferro
 (Rich Press/Bloomberg)

Plataforma de exploração de petróleo: exportações de petróleo ficaram à frente das vendas de minério de ferro (Rich Press/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2014 às 16h51.

Rio de Janeiro - As exportações de petróleo do Brasil lideram as vendas para o exterior nas três primeiras semanas de novembro, com um volume de 1,29 bilhão de dólares, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, publicados nesta segunda-feira.

Na média diária do acumulado do mês, as exportações somaram 85,7 milhões de dólares, alta de 8,9 por cento em relação a média diária de novembro de 2013 completo e crescimento de 51,6 por cento frente a média registrada em outubro deste ano.

As exportações de petróleo ficaram à frente, até mesmo, das vendas de minério de ferro para o exterior, no período, quando foram vendidos 1,12 bilhão de dólares da matéria-prima do aço.

A média diária das exportações de minério de ferro, no acumulado de novembro, registrou 75 milhões de dólares, queda de 50,1 por cento frente novembro de 2013.

O aumento das exportações de petróleo é resultado, principalmente, do crescimento da produção da Petrobras e de suas parceiras nas áreas do pré-sal.

Em outubro, a Petrobras bateu recorde de quatro anos de produção mensal de petróleo no país, com volumes históricos extraídos do pré-sal, confirmando a entrada de novas unidades em operação ainda neste ano.

A estatal produziu 2,126 milhões de barris/dia de petróleo em outubro no Brasil, alta de 8,5 por cento em relação ao mesmo mês do ano passado.

Segundo o os últimos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a produção brasileira de petróleo, em setembro, atingiu recorde de 2,358 milhões de barris por dia, alta de 12,6 por cento ante mesmo mês em 2013.

O crescimento, segundo a autarquia, foi resultado do crescimento da extração da Petrobras e também de companhias como Shell e BG.

Acompanhe tudo sobre:ComércioPetróleoeconomia-brasileiraComércio exteriorEnergiaExportações

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE