Economia

Exportações alemãs recuam 3,4% em novembro

Esta é a maior queda mensal desde outubro de 2011, de acordo com os dados do instituto federal de estatísticas


	Entre janeiro e novembro de 2012, as exportações tiveram alta de 4,3%, à medida que as empresas conseguiram expandir seus negócios com países de fora da zona do euro
 (REUTER/Aly Song)

Entre janeiro e novembro de 2012, as exportações tiveram alta de 4,3%, à medida que as empresas conseguiram expandir seus negócios com países de fora da zona do euro (REUTER/Aly Song)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2013 às 08h55.

Frankfurt - As exportações da Alemanha tiveram em novembro a maior queda mensal desde outubro de 2011, de acordo com os dados do instituto federal de estatísticas, indicando que os exportadores do país não estão totalmente imunes à crise econômica da zona do euro.

As exportações em novembro recuaram 3,4% ante outubro, após um modesto aumento mensal de 0,2% naquele mês, mostrou o instituto. Os dados mensais são ajustados sazonalmente e de acordo com os efeitos do calendário. Em relação a novembro de 2011, as exportações alemãs ficaram estáveis, visto que a expansão anual de 5,6% nas exportações para países de fora da União Europeia ajudaram a contrabalançar a queda de 5,7% nas encomendas da zona do euro.

Entre janeiro e novembro de 2012, as exportações tiveram alta de 4,3%, à medida que as empresas conseguiram expandir seus negócios com países de fora da zona do euro, segundo o instituto.

As importações alemãs caíram 3,7% em novembro ante outubro e recuaram 1,2% em comparação com o mesmo mês de 2011, apontou o instituto federal de estatísticas.

Como resultado, o superávit comercial ajustado da Alemanha diminuiu levemente em novembro para 14,6 bilhões de euros, após o superávit de 14,8 bilhões de euros em outubro, que foi revisado para baixo. O resultado de novembro ficou abaixo das expectativas dos analistas que apontavam superávit de 15,1 bilhões de euros.

O superávit em conta corrente ficou em 15,3 bilhões de euros em novembro, abaixo das expectativas de 16,0 bilhões de euros. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaComércio exteriorEuropaExportaçõesPaíses ricos

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China