Economia

Exportação de soja do Brasil terá novo recorde, diz Oil World

Oil World estimou que a colheita do Brasil irá alcançar 108,5 milhões de toneladas de soja nesta temporada

Soja: previsão da Oil World supera os 59,8 milhões de toneladas de embarques previstos pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Antônio Milena/VEJA)

Soja: previsão da Oil World supera os 59,8 milhões de toneladas de embarques previstos pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Antônio Milena/VEJA)

R

Reuters

Publicado em 28 de março de 2017 às 11h34.

Hamburgo - A safra recorde de soja que está sendo colhida no Brasil irá gerar uma grande alta nas exportações do país em 2017, disse nesta terça-feira a consultoria especializada em oleaginosas Oil World, sediada em Hamburgo.

A Oil World estimou que a colheita do Brasil irá alcançar 108,5 milhões de toneladas de soja nesta temporada, ante 95,43 milhões na safra passada.

"Nós estimamos que as exportações brasileiras de soja serão impulsionadas em um novo recorde de 61,4 milhões de toneladas no ano calendário 2017, alta de 9,8 milhões ante o ano passado", disse a Oil World.

"A alta nas exportações pode ser ainda maior, levando em conta que a safra brasileira vai crescer em pelo menos 13 milhões de toneladas."

A previsão da Oil World supera os 59,8 milhões de toneladas de embarques previstos pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) em 20 de março.

Na segunda-feira, os contratos futuros da soja caíram para o menor nível em cinco meses na bolsa de Chicago, pressionados por grandes colheitas na América do Sul e expectativas de aumento no plantio nos Estados Unidos.

"As exportações de soja dos EUA irão cair ante o ano anterior, durante o restante da temporada, devido à perspectiva de uma forte alta da oferta do Brasil", estimou a Oil World.

A safra de soja da América do Sul, incluindo Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia e Uruguai, foi projetada pela Oil World em 180,2 milhões de toneladas em 2017, ante 165,3 milhões no ano passado.

As exportações da América do Sul irão acelerar a partir de março, disse a consultoria.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaSafras agrícolasSoja

Mais de Economia

Queda estrutural de juros depende de ‘choques positivos’ na política fiscal, afirma Campos Neto

Redução da jornada de trabalho para 4x3 pode custar R$ 115 bilhões ao ano à indústria, diz estudo

Brasil será menos impactado por políticas do Trump, diz Campos Neto

OPINIÃO: Fim da linha