Economia

Exportação de soja do Brasil cai 1,6% no 1o semestre

O volume embarcado no mês passado também caiu ante as 5,3 milhões de toneladas de maio, quando a exportação de soja foi a maior do ano

O volume exportado no primeiro semestre representa uma queda de 1,6 por cento ante o mesmo período do ano passado (Antônio Milena/Veja)

O volume exportado no primeiro semestre representa uma queda de 1,6 por cento ante o mesmo período do ano passado (Antônio Milena/Veja)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2011 às 17h58.

São Paulo - As exportações de soja do Brasil atingiram 4,55 milhões de toneladas em junho, crescimento de 12,7 por cento na comparação com o mesmo mês do ano passado, mas no acumulado do semestre registram ligeira queda ante 2010, apontaram dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta sexta-feira.

O volume embarcado no mês passado também caiu ante as 5,3 milhões de toneladas de maio, quando a exportação de soja foi a maior do ano.

O Brasil é o segundo maior exportador de soja do mundo atrás dos Estados Unidos e no momento está escoando uma safra recorde de 75 milhões de toneladas.

No acumulado do ano, o Brasil já exportou 18,1 milhões de toneladas de soja, enquanto a indústria estima uma exportação recorde na temporada 2011/12 (fevereiro/janeiro) de 32,4 milhões de toneladas.

O volume exportado no primeiro semestre representa uma queda de 1,6 por cento ante o mesmo período do ano passado.

Café e açúcar - Já as exportações de café verde do Brasil somaram 2,2 milhões de sacas, contra 1,92 milhão de sacas no mesmo mês do ano passado.

Embora tenha aumentado 14,8 por cento em relação a 2010, as vendas externas de café caíram 3,7 por cento ante maio deste ano, com os exportadores tendo dificuldades para obter o produto da nova safra, cuja colheita está só agora começando a chegar ao mercado.

Os embarques de açúcar bruto do Brasil atingiram 1,84 milhão de toneladas, crescimento de 40 por cento ante maio deste ano, mas uma queda de 4 por cento ante o mesmo mês do ano passado.

O Brasil é o maior exportador global de açúcar e café.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioAgropecuáriaComércio exteriorCommoditiesExportaçõesSoja

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'