Economia

Exportação de produtos básicos avança 5,3% em janeiro

Nos manufaturados, queda de 2,6% é explicada por redução nas vendas de açúcar refinado, etanol, automóveis de passageiros, autopeças e suco de laranja congelado


	Ferro: exportações de produtos básicos foram puxadas por petróleo em bruto, farelo de soja, bovinos vivos, carne bovina e minério de ferro
 (Rich Press/Bloomberg)

Ferro: exportações de produtos básicos foram puxadas por petróleo em bruto, farelo de soja, bovinos vivos, carne bovina e minério de ferro (Rich Press/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2014 às 14h41.

Brasília - As exportações de produtos básicos cresceram 5,3% em janeiro em relação ao mesmo mês do ano passado puxadas por petróleo em bruto, farelo de soja, bovinos vivos, carne bovina e minério de ferro.

Por outro lado, nos manufaturados, a queda de 2,6% é explicada por uma redução nas vendas de açúcar refinado, etanol, automóveis de passageiros, autopeças e suco de laranja congelado.

A retração de 5,8% dos semimanufaturados ocorreu, principalmente, por conta da diminuição das exportações de ferro fundido, ouro em forma semimanufaturada, alumínio em bruto, semimanufaturados de ferro e aço e açúcar em bruto.

Os dados divulgados nesta segunda-feira, 3, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) mostram também que as exportações cresceram 17,4% para a Ásia, sendo que somente para a China o incremento foi de 27,7%.

Para os Estados Unidos, a alta foi de 11,4%. Por outro lado, as vendas externas em janeiro caíram 6,2% para o Mercosul, sendo que a queda chegou a 13,7% para a Argentina. A retração das exportações do Brasil para a União Europeia foi de 5%.

Acompanhe tudo sobre:ComércioComércio exteriorExportaçõesVendas

Mais de Economia

Haddad, Rui Costa, Tebet e Esther Dweck se reúnem hoje para discutir ajuste do corte de gastos

Pix por aproximação estará disponível em carteira digital do Google semana que vem, diz Campos Neto

Com expectativa sobre corte de gastos, Lula se reúne com Haddad e Galípolo