Economia

Exportação de milho do Brasil volta a acelerar em agosto

Segundo Secex, país exportou em 11 dias úteis mais que o dobro do embarcado em julho

Máquina realiza a coleita de milho em uma fazenda em Pejuçara, no Rio Grande do Sul (Pedro Revillion/Palácio Piratini)

Máquina realiza a coleita de milho em uma fazenda em Pejuçara, no Rio Grande do Sul (Pedro Revillion/Palácio Piratini)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2014 às 16h59.

São Paulo - As exportações de milho estão aceleradas em agosto, com o país tendo exportado em 11 dias úteis mais que o dobro do embarcado em julho, enquanto as vendas externas de soja continuam aquecidas, mostraram dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), nesta segunda-feira.

O balanço das exportações até a terceira semana do mês aponta um volume de 1,37 milhão de toneladas de milho, contra 592 mil toneladas no total de julho.

A procura pelo produto brasileiro, no entanto, é um pouco menor que a registrada um ano atrás, quando o mercado global ainda sofria escassez após uma quebra de safra nos Estados Unidos.

O ritmo atual de embarques está em 124,5 mil toneladas por dia, contra 138,6 mil toneladas/dia em agosto de 2013.

O Brasil está terminando de colher uma enorme safra de milho na temporada 2013/14, que ficará apenas 3,6 por cento abaixo do recorde de 81,5 milhões de toneladas de 2012/13, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Especialistas dizem que o Brasil precisará vender um grande volume do cereal, da ordem de 20 milhões de toneladas, para liberar espaço nos armazéns para a soja que será colhida a partir de janeiro e fevereiro de 2015.

Do início da temporada, em fevereiro, até agora o Brasil embarcou 4,38 milhões de toneladas de milho, segundo dados da Secex.

Soja

A safra recorde de soja colhida no primeiro semestre mantém seu fluxo rumo aos compradores internacionais, com embarques diários de 219,5 mil toneladas por dia em agosto, contra 262,8 mil toneladas/dia em julho e 244,4 mil toneladas/dia em agosto de 2013.

É habitual que as exportações da oleaginosa desacelerem ao longo do segundo semestre, com a gradual redução dos estoques após um pico de embarques em abril, logo após a colheita.

No acumulado dos 11 primeiros dias úteis de agosto, já foram exportadas 2,41 milhões de toneladas do grão.

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) elevou nesta segunda-feira sua estimativa de exportações de soja em 2014, para 45 milhões de toneladas, ante 44 milhões da projeção de julho, citando o bom ritmo de embarques registrados até o momento como uma das justificativas para o ajuste.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaTrigoComércio exteriorExportaçõesAgronegócioCereaisGrãosCommoditiesMilho

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE