Economia

Exportação de carne fecha 2014 com alta de 3,3%, diz Abiec

O Brasil elevou exportações de carne bovina no ano passado em 3,3% em comparação a 2013, para 1,56 milhão de toneladas, segundo associação


	Carne: volume total vendido para todos os destinos ficou apenas um pouco abaixo do recorde registrado em 2007
 (Joe Raedle/Staff)

Carne: volume total vendido para todos os destinos ficou apenas um pouco abaixo do recorde registrado em 2007 (Joe Raedle/Staff)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2015 às 16h14.

São Paulo -  O Brasil elevou as exportações de carne bovina em 2014 em 3,3 por cento ante 2013, para 1,56 milhão de toneladas, tendo registrado um de seus melhores anos da história no embalo de vendas fortes especialmente para Hong Kong, informou nesta quinta-feira a Abiec, associação que representa o setor.

O volume total vendido pelo país para todos os destinos ficou apenas um pouco abaixo do recorde registrado em 2007, quando os embarques somaram 1,62 milhão de toneladas.

O Brasil exportou para Hong Kong, o principal importador da carne brasileira, cerca de 400 mil toneladas, aumento de 9 por cento na comparação com o ano anterior --parte das exportações para Hong Kong acaba sendo direcionada para a China continental.

A Rússia foi o segundo maior mercado para a carne bovina em 2014, com 315 mil toneladas (aumento de 3 por cento).

Em receita, as exportações brasileiras de carne bovina atingiram a marca de 7,2 bilhões de dólares, um novo recorde, com crescimento de 7,7 por cento ante 2013, diante de bons preços do produto.

Hong Kong respondeu por 1,7 bilhão de dólares das vendas brasileiras, crescimento de 17 por cento na comparação anual, enquanto o total faturado em negócios com a Rússia atingiu 1,3 bilhão de dólares, alta de 8 por cento.

"Para 2015, acreditamos na continuidade do cenário positivo para a agropecuária brasileira com perspectivas ainda mais otimistas para superar novos recordes de exportações...", disse em nota o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli.

A associação reiterou expectativa de crescimento em 2015 para 8 bilhões de dólares e 1,7 milhão de toneladas.

Acompanhe tudo sobre:Comércio exterioreconomia-brasileiraExportaçõesIndústria

Mais de Economia

Pacheco afirma que corte de gastos será discutido logo após Reforma Tributária

Haddad: reação do governo aos comentários do CEO global do Carrefour é “justificada”

Contas externas têm saldo negativo de US$ 5,88 bilhões em outubro

Mais energia nuclear para garantir a transição energética