Economia

Expectativa dos consumidores com a economia melhora

Resultado de setembro parece confirmar a tendência de recuperação do Inec, que apresentou melhora em todos os indicadores que o compõem


	 Índice Nacional de Expectativa do Consumidor cresceu 1,3% em setembro, em relação a agosto, alcançando 109,7 pontos
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Índice Nacional de Expectativa do Consumidor cresceu 1,3% em setembro, em relação a agosto, alcançando 109,7 pontos (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de setembro de 2014 às 16h43.

Brasília - A expectativa dos consumidores brasileiros com a economia melhorou em setembro. Elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) cresceu 1,3% em setembro, em relação a agosto, alcançando 109,7 pontos. Em 2014, o índice está abaixo apenas dos 113,9 pontos registrados em janeiro.

De acordo com a CNI, o resultado de setembro parece confirmar a tendência de recuperação do Inec, que apresentou melhora em todos os indicadores que o compõem. De um mês para outro, a expectativa de que a inflação vai cair aumentou 2,5%. O da queda do desemprego subiu 1%, enquanto a de melhoria da renda pessoal aumentou 0,7%.

Conforme os dados, cresceu 2,1% o índice de consumidores que acreditam que a situação financeira pessoal vai melhorar. O indicador de endividamento (consumidores que esperam queda no endividamento) aumentou 1,4%. No mesmo período, subiu 0,7% o de pessoas que pretendem comprar bens de maior valor.

O Inec funciona como termômetro da confiança do consumidor. Quanto maior o índice, maior o otimismo. Realizada em parceira com o Ibope, a pesquisa ouviu 2.002 pessoas, em 142 municípios de todo o país, entre 11 e 15 de setembro.

Acompanhe tudo sobre:CNI – Confederação Nacional da IndústriaConsumidoresInflação

Mais de Economia

Para investidor estrangeiro, "barulho local" sobre a economia contamina preços e expectativas

Qual estado melhor devolve à sociedade os impostos arrecadados? Estudo exclusivo responde

IPCA-15 de novembro sobe 0,62%; inflação acumulada de 12 meses acelera para 4,77%

Governo corta verbas para cultura via Lei Aldir Blanc e reduz bloqueio de despesas no Orçamento 2024