Economia

Expectativa de Inflação dos Consumidores passa de 8%

Este é o maior valor da série histórica e a segunda vez em que as previsões superam os 8%


	Este é o maior valor da série histórica e a segunda vez em que as previsões superam os 8%. Até então, o maior valor foi 8,1%, em setembro de 2005
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Este é o maior valor da série histórica e a segunda vez em que as previsões superam os 8%. Até então, o maior valor foi 8,1%, em setembro de 2005 (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de março de 2015 às 09h59.

Rio de Janeiro - A inflação média prevista pelos brasileiros para os 12 meses seguintes foi 8,4% em março, um avanço de 0,5 ponto percentual em relação aos 7,9% de fevereiro.

Este é o maior valor da série histórica e a segunda vez em que as previsões superam os 8%. Até então, o maior valor foi 8,1%, em setembro de 2005.

Os dados constam do Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

Na avaliação do economista do Ibre, Pedro Costa Ferreira, “o resultado de março confirma que a aceleração recente da inflação vem tornando as expectativas dos consumidores mais pessimistas para o futuro”.

Ele ressaltou que a avaliação do consumidor já ultrapassou os 8% de expectativa de inflação para os próximos 12 meses. “Precisamos acompanhar e ver se esse é um aumento permanente ou temporário”, acrescentou.

O Ibre também destacou que, entre fevereiro e março, a frequência de respostas acima de 7% de inflação passou de 61% para 75% do total. “Mais notadamente, a frequência de respostas na faixa entre 7% e 8% praticamente dobrou de outubro de 2014 para cá, ao passar de 16,8% para 30,6% do total”.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasInflaçãoIndicadores econômicosFGV - Fundação Getúlio Vargas

Mais de Economia

Reforma Tributária: apenas 9,5% das empresas se dizem prontas para mudanças, diz estudo

Qual o valor do salário mínimo em 2025? Veja histórico dos últimos 10 anos

Como as novas tarifas de Trump podem mexer no mercado de caminhões

Câmara pode votar MP que tributa LCI, LCA e LCD nesta terça em meio a impasse com agro