Economia

Expectativa com novo chefe do BNDES é a melhor possível, diz Bolsonaro

"Jovem, empreendedor, inteligente, tem tudo para dar certo", disse o presidente a jornalistas

Bolsonaro: presidente afirmou ter grandes expectativas com o novo escolhido para presidir o BNDES (Valter Campanato/Agência Brasil)

Bolsonaro: presidente afirmou ter grandes expectativas com o novo escolhido para presidir o BNDES (Valter Campanato/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 18 de junho de 2019 às 11h49.

Brasília - O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou nesta terça-feira, 18, que a expectativa com o nome indicado para a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, é "a melhor possível". "Jovem, empreendedor, inteligente, tem tudo para dar certo", disse Bolsonaro a jornalistas após a cerimônia de hasteamento da bandeira no Palácio do Planalto, que antecedeu a reunião de conselho do governo.

Bolsonaro comentou ainda que conhecia Montezano porque já morou no mesmo prédio do futuro chefe do BNDES. "Já o conhecia, por coincidência, ele já morou num prédio onde morei. Não tem nada a ver uma coisa com outra, coincidência apenas", disse o presidente.

Pessoa à frente do banco nos últimos meses, Joaquim Levy pediu demissão da presidência do BNDES no último domingo, após Bolsonaro ameaçar tirá-lo do cargo publicamente.

Questionado sobre as críticas feitas pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ao episódio, Bolsonaro respondeu que é a "opinião pessoal" do deputado federal e que as pessoas são "livres para criticar". "Opinião pessoal dele respeitamos, somos livres para criticar", disse.

Nos últimos dias, Maia fez críticas ao governo, uma delas envolvendo a saída de Levy do cargo. O presidente da Câmara disse ao jornal O Estado de S. Paulo que ficou "perplexo" pela forma como o ministro da Economia, Paulo Guedes, tratou o subordinado.

O deputado federal também reclamou da forma como Guedes avaliou o parecer da reforma da Previdência, apresentado pelo relator da proposta na Comissão Especial, Samuel Moreira (PSDB-SP).

Ao ser questionado sobre as críticas do ministro da Economia, Bolsonaro respondeu "que ambos podem criticar". "Guedes também, assim como Rodrigo Maia, ambos podem criticar, não vejo problema nenhum em criticar, ouço as criticas de todo mundo, eu sou o que menos critica aqui", disse.

Acompanhe tudo sobre:BNDESGustavo MontezanoJair Bolsonaro

Mais de Economia

Presidente do Banco Central Europeu prevê retorno da inflação para 2% na zona do euro

Banco Central comunica vazamento de dados de 53.383 chaves Pix cadastradas na Qesh

Setor público tem déficit de R$ 21,4 bi em agosto