Economia

Expansão do PIB russo no 1º trimestre surpreende

Rosstat informou que PIB do país cresceu 1,6% no primeiro tri, na comparação com mesmo período do ano anterior, acima da previsão do Ministério da Economia


	"Apesar de superar as projeções, o crescimento do primeiro trimestre é outro alerta de que o atual modelo de crescimento da Rússia perdeu fôlego", diz a Capital Economics
 (Getty Images)

"Apesar de superar as projeções, o crescimento do primeiro trimestre é outro alerta de que o atual modelo de crescimento da Rússia perdeu fôlego", diz a Capital Economics (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2013 às 15h15.

Moscou - O crescimento econômico da Rússia no primeiro trimestre do ano superou as expectativas do governo, mas foi puxado principalmente pelo consumo interno e não parece o prenúncio de uma recuperação duradoura, segundo analistas.

Na sexta-feira passada o serviço federal de estatísticas Rosstat informou que o PIB do país cresceu 1,6% no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano anterior, acima da previsão do Ministério da Economia, de 1,1%.

Porém, para Nikolai Kondrashev, professor da Higher School of Economics, a diferença entre os dois números é "de natureza técnica". "A demanda dos consumidores é o único motor do crescimento no momento", comenta.

Segundo Maxim Oreshkin, economista-chefe do VTB Capital, os números são diferentes porque o governo analisa um número menor de setores do que a Rosstat. Para ele, uma recuperação substancial é improvável, porque o governo está reduzindo gastos, os investimentos estão próximos de zero e as exportações estão estagnadas há quase dois anos.

"Estruturalmente, nós acreditamos que o crescimento econômico ainda está sendo puxado pelo consumo privado, que se beneficiou das fortes altas nos salários e renda, além da expansão contínua no crédito no varejo", afirmam em nota os analistas do HSBC.

Após reduzir a projeção de crescimento do PIB este ano de 3,7% para 2,4%, agora o governo estuda maneiras de incentivar a atividade.

"Apesar de superar as projeções, o crescimento do primeiro trimestre é outro alerta de que o atual modelo de crescimento da Rússia perdeu fôlego", diz a Capital Economics.

As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoCrise econômicaDesenvolvimento econômicoIndicadores econômicosPIB

Mais de Economia

Brasil se destaca entre emergentes, mas fiscal exige atenção, diz CEO do Barclays na América Latina

Preço da gasolina nos postos cai menos que a metade do projetado com redução da Petrobras

Balança comercial tem superávit de US$ 5,9 bi em junho; governo reduz projeção de saldo positivo

STF ajuda a fortalecer as instituições, diz Haddad sobre IOF