Economia

Ex-operador do UBS e do Citi vai à tribunal por fraude

Tom Hayes é o primeiro suspeito a enfrentar o tribunal em inquérito que apura como operadores manipularam a Libor

Ex-operador do UBS e do Citi, Tom Hayes deixa o tribunal de Westminster em Londres, na Inglaterra (Neil Hall/Reuters)

Ex-operador do UBS e do Citi, Tom Hayes deixa o tribunal de Westminster em Londres, na Inglaterra (Neil Hall/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2013 às 13h09.

Londres - O ex-operador dos bancos UBS e Citi Tom Hayes compareceu a um tribunal de Londres nesta quinta-feira, acusado de conspiração em uma fraude investigada globalmente sobre a manipulação da taxa de juros interbancária Libor.

Hayes é o primeiro suspeito a enfrentar o tribunal em inquérito que se estende dos Estados Unidos à Ásia e apura como operadores manipularam a Libor, taxa que é usada como referência global para a precificação de empréstimos de trilhões de dólares.

Vestido com uma camisa azul aberta no pescoço e calça cáqui, o operador de 33 anos foi convocado para ouvir a leitura de oito acusações criminais relacionadas ao período em que trabalhou no UBS e Citigroup no Japão, entre agosto de 2006 e setembro de 2010.

Os promotores alegam que ele conspirou para manipular taxas junto com funcionários de instituições como o UBS, Citigroup, Royal Bank of Scotland, Deutsche Bank, JPMorgan Chase, HSBC e Rabobank, além das corretoras de valores ICAP, Tullett Prebon e RP Martin.

Hayes falou apenas para confirmar seu nome e endereço e que entendia as acusações feitas contra ele. O ex-operador foi libertado sob fiança com a condição de que não deixasse o Reino Unido e que comparecesse a um tribunal superior no dia 4 de julho.

O escândalo da Libor, que provocou indignação pública e política e escancarou as falhas de supervisão de autoridades e bancos, fez os reguladores aplicarem, até agora, multa a três instituições financeiras no valor de 2,6 bilhões de dólares, e a polícia e os promotores indiciarem dois homens, incluindo Hayes.

Acompanhe tudo sobre:Bancosbancos-de-investimentoCitibankCitigroupEmpresasEmpresas americanasEmpresas suíçasFinançasJustiçaUBS

Mais de Economia

CNI pede ao governo para negociar com os Estados Unidos adiamento da tarifa por 90 dias

Rui Costa diz que governo não tem 'proposta alternativa' sobre IOF

Inflação na Argentina surpreende e tem alta menor do que o esperado em junho

Decreto que regulamenta Lei da Reciprocidade será assinado hoje por Lula, diz Rui Costa