Economia

Eurozona anuncia reunião sobre o Chipre

Os ministros das Finanças da Eurozona vão debater a ajuda ao país


	Bandeira da União Europeia no Chipre: o país pediu em junho de 2012 aos sócios europeus uma ajuda financeira de 17 bilhões de euros
 (Getty Images)

Bandeira da União Europeia no Chipre: o país pediu em junho de 2012 aos sócios europeus uma ajuda financeira de 17 bilhões de euros (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2013 às 08h50.

Bruxelas - Os ministros das Finanças da Eurozona se reunirão na sexta-feira para debater a ajuda ao Chipre, informou o presidente do Eurogrupo.

"Na sexta-feira às 17H00 reunião extraordinária do Eurogrupo sobre o Chipre", anunciou o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, no Twitter.

O Chipre pediu em junho do ano passado aos sócios europeus uma ajuda financeira de 17 bilhões de euros, para evitar o colapso da ilha mediterrânea.

O Eurogrupo concordou na semana passada em anunciar uma decisão sobre a ajuda ao Chipre no fim de março, depois que o novo governo cipriota do conservador Nicos Anastasiadis concordou com uma "avaliação independente" sobre o setor financeiro, suspeito de ser utilizado pela máfia russa para lavagem de dinheiro.

A economia cipriota registrou contração de 1,1% no último trimestre de 2012 e o ministério das Finanças espera uma contração de 2,4% para todo o ano e de 3,5% para 2013.

Acompanhe tudo sobre:EuropaUnião EuropeiaCrises em empresasChipre

Mais de Economia

Com desidratação da MP 1303, dificilmente o governo atingirá meta fiscal de 2026, estima Warren

Reforma tributária: apenas 9,5% das empresas se dizem prontas para mudanças, segundo estudo

Qual o valor do salário mínimo em 2025? Veja histórico dos últimos 10 anos

Como as novas tarifas de Trump podem mexer no mercado de caminhões