Economia

Banco Mundial: Europa precisa de austeridade e crescimento

Para o Bird, o continente deve seguir o modelo aplicado na crise financeira na Ásia no final dos anos 1990

Indrawati: "está claro que a globalização representa muitas vantagens, mas também sabemos que restringe e complica o processo de governança e aumenta os riscos" (Erika Santelices/AFP)

Indrawati: "está claro que a globalização representa muitas vantagens, mas também sabemos que restringe e complica o processo de governança e aumenta os riscos" (Erika Santelices/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2012 às 08h51.

Tóquio - O Banco Mundial (Bird) aconselhou nesta quinta-feira a Europa a adotar medidas de austeridade e crescimento para recuperar a boa saúde econômica, seguindo o modelo aplicado na crise financeira na Ásia no final dos anos 1990.

"As recentes eleições na Europa relançaram o debate entre austeridade ou crescimento. É um debate errado. A austeridade é necessária para o crescimento", afirmou Sri Mulyani Indrawati, diretora geral do Banco Mundial e ex-ministra indonésia das Finanças.

"Falo por experiência própria", completou Indrawati, antes de lembrar que a Indonésia teve que aplicar medidas muito duras para sair da crise financeira na região.

Muitos países asiáticos sofreram no fim dos anos 1990 com a queda das Bolsas e a desvalorização das moedas em consequência da dívida excessiva.

"Está claro que a globalização representa muitas vantagens, mas também sabemos que restringe e complica o processo de governança e aumenta os riscos", completou a diretora geral do Banco Mundial.

Acompanhe tudo sobre:EuropaDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoCrises em empresasBanco Mundial

Mais de Economia

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto

Empresas de bets terão de bloquear cadastros de beneficiários do Bolsa Família e BPC/Loas