Economia

Eurogrupo pode adiar parcela de ajuda à Grécia

O desembolso de 8 bilhões de euros deveria ter sido feito no mês passado, mas Atenas não conseguiu atender exigências da troica de credores


	A equipe do Eurogrupo constatou que o setor público da Grécia continua inchado e que há necessidade de reduzi-lo ainda mais, começando pelas 25 mil demissões decididas em novembro
 (Oli Scarff/Getty Images)

A equipe do Eurogrupo constatou que o setor público da Grécia continua inchado e que há necessidade de reduzi-lo ainda mais, começando pelas 25 mil demissões decididas em novembro (Oli Scarff/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2013 às 09h32.

Nicósia - O Eurogrupo, formado por ministros de finanças da zona do euro, não deverá decidir sobre o desembolso do próximo empréstimo para a Grécia na reunião marcada para a semana que vem, disse nesta sexta-feira uma alta autoridade da região.

O desembolso de 8 bilhões de euros deveria ter sido feito no mês passado, mas Atenas não conseguiu atender exigências da troica de credores.

"Até que o governo grego cumpra todas as condições, as tranches atual e futuras de empréstimos não serão liberadas", comentou a fonte. Teoricamente, a Grécia tem outro desembolso a receber em maio, de 6 bilhões de euros.

"Na reunião da equipe de trabalho do Eurogrupo, observamos que há atrasos na implementação do programa grego, principalmente na reestruturação do setor público", disse a autoridade.

Segundo a fonte, a equipe constatou que o setor público da Grécia continua inchado e que há necessidade de reduzi-lo ainda mais, começando pelas 25 mil demissões decididas em novembro.

"É improvável que a troica consiga ter um relatório com uma avaliação completa até a próxima sexta-feira", disse o oficial. Sendo assim, "o Eurogrupo receberá uma atualização sobre o progresso (do programa grego), mas não vai liberar a tranche", acrescentou.

Se o relatório da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional for concluído até o final de abril, o que a fonte também considera improvável, o Eurogrupo poderá realizar uma teleconferência para decidir sobre a tranche.

Caso contrário, a definição ocorrerá na reunião regular, prevista para 13 de maio, disse o oficial. As informações são da Market News International.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsGréciaCrise gregaEndividamento de paísesZona do Euro

Mais de Economia

Reforma tributária: apenas 9,5% das empresas se dizem prontas para mudanças, segundo estudo

Qual o valor do salário mínimo em 2025? Veja histórico dos últimos 10 anos

Como as novas tarifas de Trump podem mexer no mercado de caminhões

Câmara pode votar MP que tributa LCI, LCA e LCD nesta terça em meio a impasse com agro