Economia

EUA vão impor tarifa de 10% sobre aeronaves da União Europeia

Norte-americanos também devem tarifar em 25% outros produtos de origem europeia, disse uma autoridade do Comércio dos Estados Unidos

Estados Unidos e União Europeia (Francois Lenoir/Reuters)

Estados Unidos e União Europeia (Francois Lenoir/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 2 de outubro de 2019 às 18h11.

Os Estados Unidos vão impor tarifas de 10% sobre aeronaves e 25% sobre outros produtos industriais e agrícolas da União Europeia (UE) como parte de um prêmio de penalidade da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um caso de subsídio de longo prazo para o setor aéreo, disse uma autoridade do escritório do Representante de Comércio dos EUA nesta quarta-feira, 2.

A tarifa sobre aeronaves, no entanto, não se aplicará às peças dos aviões, disse a autoridade em teleconferência com jornalistas, poupando a produção da Airbus no Alabama de custos mais altos, bem como o uso pela Boeing de peças europeias em sua produção nos EUA.

As tarifas devem entrar em vigor em 15 de outubro, disse a autoridade. Não especificou, no entanto, a quantidade total de mercadorias da UE que sofrerão com as tarifas.

A OMC decidiu nesta quarta-feira autorizar os Estados Unidos a impor tarifas de importação sobre 7,5 bilhões de dólares em produtos europeus por causa de subsídios ilegais concedidos pela União Europeia à Airbus.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)TarifasUnião Europeia

Mais de Economia

Decreto que regulamenta Mover prevê R$ 3,8 bi de incentivo para indústria automobilística em 2025

Governo não tem plano para falta de R$ 10,9 bi para gasto com educação e saúde em 2027, diz Haddad

13º dos aposentados em 2025: veja quando a 1ª e a 2ª parcela serão pagas