Economia

EUA registram maior superávit orçamentário em cinco anos

O superávit do governo federal subiu a 112,889 milhões de dólares, quase o dobro do registrado um ano atrás


	Notas de dólar: nos sete primeiros meses do exercício fiscal, que começou em outubro, o orçamento dos Estados Unidos acumulou um déficit de 487,6 bilhões de dólares.
 (Arif Ali/AFP)

Notas de dólar: nos sete primeiros meses do exercício fiscal, que começou em outubro, o orçamento dos Estados Unidos acumulou um déficit de 487,6 bilhões de dólares. (Arif Ali/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de maio de 2013 às 17h00.

Washington - Os Estados Unidos registraram em abril seu maior superávit orçamentário em cinco anos, por causa do efeito de um aumento da receita, segundo cifras publicadas nesta sexta-feira, em Washington, pelo Departamento do Tesouro.

O superávit do governo federal subiu a 112,889 milhões de dólares, quase o dobro do registrado um ano atrás, informou o departamento em um comunicado. Esta cifra corresponde às previsões dos analistas.

A melhora das finanças públicas é tradicional em abril, mês de arrecadação de impostos, mas foi ampliada pela alta dos impostos decidida em janeiro e pelos cortes orçamentários que obrigaram o governo a controlar seus gastos.

Neste contexto, as receitas aumentaram 28% em abril de 2013 em comparação com o mesmo período de 2012, se situando em 406,7 bilhões de dólares. Os gastos, por sua parte, aumentaram 13%, a 293,8 bilhões de dólares.

Nos sete primeiros meses do exercício fiscal, que começou em outubro, o orçamento dos Estados Unidos acumulou um déficit de 487,6 bilhões de dólares, 32% a menos que no mesmo período do ano passado, segundo cifras oficiais.

Segundo as previsões da Casa Branca, o déficit orçamentário alcançará os 973 bilhões de dólares no ano fiscal, o equivalente a 6% do PIB, contra 7% em 2012.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Países ricosWashington (DC)

Mais de Economia

Mais energia nuclear para garantir a transição energética

Boletim Focus: mercado reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024

Lula se reúne hoje com Haddad para receber redação final do pacote de corte de gastos

Economia argentina cai 0,3% em setembro, quarto mês seguido de retração