EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 6 de abril de 2009 às 13h32.
O Secretário do Tesouro americano, Tim Geithner, afirmou que o governo considera a possibilidade de saída de alguns membros do conselho de bancos a fim de reestruturar o setor. Geithner também disse que os bancos terão condições de receber mais ajuda se for necessário.
A mudança na gestão visaria proteger os contribuintes, equilibrar as contas e consequentemente fornecer dinheiro para ajudar os bancos a se reerguerem. "Este é o tipo de reestruturação necessária para se sair mais forte. E onde requer mudança de gestão da diretoria, vamos fazer isso", afirmou o presidente americano, Barack Obama.
Um exemplo das influências políticas da Casa Branca foi a renúncia do ex-presidente da General Motors, que acabou deixando o cargo pela grande pressão do governo. Com o seu afastamento, a GM pode garantir maior tempo para concluir o plano de reestruturação com os recursos governamentais.
Geithner justificou as críticas relacionadas aos bônus exorbitantes direcionados à seguradora norte-americana AIG. "Fizemos isso porque queremos ter certeza de que o dinheiro dos contribuintes contribuirá para o fortalecimento das empresas. E faremos isso no futuro se for necessário”.