Economia

EUA dizem que corrida para desvalorizar moedas seria erro

Jack Lew disse que a economia norte-americana virou a página mas que o resto do mundo precisa fazer mais para reviver o crescimento


	Jack Lew: ele pediu a Europa a fazer mais uso de políticas fiscais para reforçar estímulos monetários para impulsionar o crescimento
 (Gary Cameron/Reuters)

Jack Lew: ele pediu a Europa a fazer mais uso de políticas fiscais para reforçar estímulos monetários para impulsionar o crescimento (Gary Cameron/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2015 às 09h42.

Mumbai - Os Estados Unidos vão "reagir duramente" contra países que busquem taxas cambiais mais fracas para ganhar uma vantagem comercial injusta, disse nesta quinta-feira o Secretário do Tesouro, Jack Lew, salientando as preocupações que expressou ao G20 nesta semana.

Falando na Índia, Lew disse que a economia norte-americana virou a página mas que o resto do mundo precisa fazer mais para reviver o crescimento.

Ele pediu a Europa a fazer mais uso de políticas fiscais para reforçar estímulos monetários para impulsionar o crescimento.

As declarações de Lew reforçaram uma mensagem que ele passou aos ministros das Finanças do G20 em Istambul na terça-feira, mas não chegou a nomear quaisquer países suspeitos de terem desvalorizado taxas cambiais por competição.

O euro enfraqueceu ante o dólar após o anúncio de 1 trilhão de euros em medidas de estímulos do Banco Central Europeu (BCE), enquanto a China e exportadores de commodities, como a Austrália, também têm visto fraqueza cambial recentemente.

Em entrevista à NDTV Profit, Lew fez uma distinção entre políticas de programas de estímulo, que buscam estimular o crédito e o crescimento, e aqueles que miram a taxa de câmbio para ganhar uma "vantagem comercial desonesta".

"Fomos claros, esse tipo de política injusta é algo que vamos nos opor e à qual reagiremos com muita força", disse Lew ao canal de notícias financeiras.

"Seria um erro muito grande para o mundo entrar numa situação em que ... há um tipo de corrida para desvalorizar (moedas)".

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)MoedasG20

Mais de Economia

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto

Empresas de bets terão de bloquear cadastros de beneficiários do Bolsa Família e BPC/Loas