Economia

Estados Unidos fecham 2017 com inflação em 2,01%

Número coincide com as previsões dos analistas e situa a inflação em torno da meta anual de 2% marcada pela Federal Reserve

Inflação parece subir nos EUA, o que alinha o caminho para que o Banco Central prossiga com seu gradual ajuste monetário (Chris Hondros/Getty Images/Getty Images)

Inflação parece subir nos EUA, o que alinha o caminho para que o Banco Central prossiga com seu gradual ajuste monetário (Chris Hondros/Getty Images/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 12 de janeiro de 2018 às 12h54.

Washington - O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos Estados Unidos cresceu 0,1% em dezembro e deixou a inflação total de 2017 em 2,1%, informou nesta sexta-feira o Departamento de Trabalho.

O número coincide com as previsões dos analistas e situa a inflação em torno da meta anual de 2% marcada pela Federal Reserve.

Os principais aumentos de preços em dezembro foram nos setores da habitação, que subiu 0,4%, e no de alimentos.

Por sua vez, a energia baixou devido à queda do preço da gasolina, que reduziu 2,7% em dezembro.

Sem levar em conta os preços dos alimentos e da energia, que são os mais voláteis, a inflação subjacente aumentou em dezembro 0,3%, a maior alta em 11 meses, e a interanual ficou situada em 1,8%.

Após anos abaixo da meta do Fed, a inflação parece subir nos EUA, o que alinha o caminho para que o Banco Central prossiga com seu gradual ajuste monetário, com três alta nas taxas de juros previstas para este ano.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Inflação

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China