Economia

Estádio paulista da Copa-14 será definido após Mundial

São Paulo - Após o Morumbi ser oficialmente descartado da Copa do Mundo de 2014, a definição do estádio de São Paulo para a competição no Brasil será feita apenas depois da disputa do Mundial de 2010. O presidente da CBF e do Comitê Organizador da edição de 2014 do torneio, Ricardo Teixeira, deve ir […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

São Paulo - Após o Morumbi ser oficialmente descartado da Copa do Mundo de 2014, a definição do estádio de São Paulo para a competição no Brasil será feita apenas depois da disputa do Mundial de 2010. O presidente da CBF e do Comitê Organizador da edição de 2014 do torneio, Ricardo Teixeira, deve ir à capital paulista em 13 de julho para conversar com o comitê local.

Um dia após a exclusão do Estádio do Morumbi, os paulistas ainda não sinalizaram como vão resolver o problema. Com isso, em teoria, São Paulo está suspensa do torneio de 2014, e naturalmente corre o risco de não ter jogos. Como o tempo é inimigo, pela burocracia que envolve o caso mais a efetiva construção ou reforma do estádio, o Comitê Organizador espera que tudo seja resolvido dentro um mês (entrega de projeto, maquete e garantias financeiras).

Em relação a outros estados, Minas Gerais é o mais adiantado, avisa Rodrigo Paiva, gerente de comunicação do Comitê e diretor de comunicação da CBF. Com a falta do projeto de São Paulo, Minas, Rio e Brasília (com as melhores opções) são os estados que teoricamente concorrem a ser sede da abertura do torneio.

Dos estádios privados, restam dois em pauta: a Arena da Baixada, em Curitiba, e o Beira-Rio, em Porto Alegre. O prazo dos paranaenses está perto de vencer e também está ameaçado. Já o Internacional, dono do campo gaúcho, se adiantou e entregou todas as garantias. Dos estádios públicos, todos têm pequenos problemas, mas nada que preocupe a Fifa e os organizadores locais.

Leia mais sobre Copa do Mundo

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCopa do MundoEsportesFutebolMetrópoles globaissao-paulo

Mais de Economia

Governo avalia mudança na regra de reajuste do salário mínimo em pacote de revisão de gastos

Haddad diz estar pronto para anunciar medidas de corte de gastos e decisão depende de Lula

Pagamento do 13º salário deve injetar R$ 321,4 bi na economia do país este ano, estima Dieese

Haddad se reúne hoje com Lira para discutir pacote de corte de gastos