Economia

Espanha pode aprofundar medidas de austeridade

País enfrenta problemas econômicos se a arrecadação de impostos não crescer


	O primeiro-ministro Mariano Rajoy "está determinado a cumprir a meta de déficit com ou sem resgate"
 (Andrea Comas/Reuters)

O primeiro-ministro Mariano Rajoy "está determinado a cumprir a meta de déficit com ou sem resgate" (Andrea Comas/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2012 às 06h38.

Madri - O governo da Espanha talvez precise aprofundar ainda mais as medidas de austeridade fiscal para cumprir a meta de déficit de 6,3% do produto interno bruto (PIB) em 2012 se a arrecadação de impostos não crescer, informa o jornal espanhol El País em sua página na internet.

O primeiro-ministro Mariano Rajoy "está determinado a cumprir a meta de déficit com ou sem resgate" financeiro externo, assegurou ao periódico uma fonte graduada no governo. "É possível que medidas ainda mais drásticas venham a ser adotadas em breve", prosseguiu a fonte.

O ministro de Orçamento Cristóbal Montoro apresentará em setembro que vem os dados de arrecadação de impostos nos últimos meses. "Se a receita continuar a cair, os impostos provavelmente serão elevados e os gastos serão cortados novamente", disse a fonte.

Tais medidas envolveriam reformas no sistema de previdência e novo aumento de impostos, possivelmente afetando itens como gás natural, gasolina, óleo diesel, cigarros e bebidas alcoólicas, detalhou a fonte. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsCrise econômicaCrises em empresasEspanhaDívida pública

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE