Economia

Espanha não precisa de ajuda imediata, diz Nowotny, do BCE

Ewald Nowotny, membro do Conselho Administrativo do Banco Central Europeu (BCE) disse que a Espanha não tem os problemas estruturais da Grécia


	Sede do Banco Central Europeu, em Frankfurt
 (Ralph Orlowski/Reuters)

Sede do Banco Central Europeu, em Frankfurt (Ralph Orlowski/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2012 às 13h32.

Viena - A Espanha não precisa imediatamente da ajuda do novo programa de compras de títulos do Banco Central Europeu (BCE), e deve tentar se refinanciar por conta própria antes de solicitar ajuda, disse Ewald Nowotny, membro do Conselho Administrativo do BCE.

A Espanha não tem os problemas estruturais da Grécia e está atualmente em uma posição que a torna capaz de refinanciar seus débitos no mercado a custos aceitáveis, disse Nowotny, neste domingo, durante entrevista para o canal ORF da televisão austríaca.

"Até onde eu sei, a Espanha está essencialmente refinanciada para 2012. Isso significa que não há necessidade imediata, e eu também acredito que é perfeitamente sensato primeiro tentar consertar as coisas internamente, e somente buscar ajuda externa se as medidas não funcionarem", disse.

O BCE afirmou que está preparado para utilizar seu novo programa de compras de títulos a fim de ajudar países da zona do euro que solicitarem ajuda, mas que cabe aos países interessados decidirem se querem ou não solicitar a ajuda, uma vez que a mesma está ligada a condições bastante rigorosas.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsCrise econômicaEspanhaBCE

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE