Economia

Espanha elevará pensões em 1% e destravará fundo de reserva

Aumento busca compensar a elevação dos preços neste ano e destravará um fundo de reservas do sistema de pensões


	Pela lei espanhola, as pensões devem ser revistas a cada ano em linha com o dado sobre a inflação de novembro
 (©AFP / Philippe Huguen)

Pela lei espanhola, as pensões devem ser revistas a cada ano em linha com o dado sobre a inflação de novembro (©AFP / Philippe Huguen)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de novembro de 2012 às 11h43.

Madri - A Espanha anunciou nesta sexta-feira que elevará as pensões estatais em 1 por cento para compensar a elevação dos preços neste ano e destravará um fundo de reservas do sistema de pensões para amenizar as tensões com a liquidez.

"Em janeiro de 2013 as pensões serão revistas em 1 por cento, mas os pensionistas que recebem menos de 1.000 euros por mês receberão uma revisão de 2 por cento", disse a vice-primeira-ministra espanhola Soraya Saenz de Santamaria em entrevista coletiva após a reunião semanal do gabinete.

Pela lei espanhola, as pensões devem ser revistas a cada ano em linha com o dado sobre a inflação de novembro, que foi divulgado nesta sexta-feira em 2,9 por cento.

Saenz de Santamaria também disse que uma nova lei foi aprovada para destravar o fundo de reservas do sistema de pensão estatal e amenizar as tensões de liquidez em torno dos pagamentos de pensões até o final do ano.

A ministra do Trabalho, Fatima Banez, disse que a revisão não deverá impedir a Espanha de cumprir sua meta de déficit de 6,3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsInflaçãoEspanha

Mais de Economia

BC deve manter a taxa de juros em 15% e dar pistas sobre ciclo de cortes

Câmara dos Deputados aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

Aneel recomenda ao governo renovar concessão da Light no Rio por 30 anos