Economia

Espanha descumprirá meta de déficit de 2013, diz comissão

Espanha descumprirá em dois décimos a meta de déficit de 6,5% do PIB fixada pela União Europeia (UE) para 2013, segundo a Comissão Europeia


	Moeda de euro na frente da bandeira da Espanha: para 2014, a Comissão Europeia prevê que a Espanha alcançará o objetivo de 5,8% do PIB
 (©AFP / Philippe Huguen)

Moeda de euro na frente da bandeira da Espanha: para 2014, a Comissão Europeia prevê que a Espanha alcançará o objetivo de 5,8% do PIB (©AFP / Philippe Huguen)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2014 às 13h22.

Bruxelas - A Espanha descumprirá em dois décimos a meta de déficit de 6,5% do PIB fixada pela União Europeia (UE) para 2013 se for excluído o impacto da recapitalização dos bancos, mas atingirá o objetivo estabelecido para este ano, segundo as previsões econômicas divulgadas nesta terça-feira pela Comissão Europeia (CE).

A instituição calcula que o déficit será de 7,2% do PIB para o conjunto de 2013, mas ressalta que 0,5% corresponde à ajuda aos bancos como parte do resgate ao setor, o que deixaria o desequilíbrio em 6,7%.

Para 2014, a Comissão Europeia prevê que a Espanha alcançará o objetivo de 5,8% do PIB, como estabelecido pela UE quando recebeu mais dois anos - até 2016 - para deixar sua defasagem abaixo de 3%.

O departamento do comissário de Assuntos Econômicos e Monetários, Olli Rehn, explicou que os últimos dados indicam que os ingressos atuais "podem ficar abaixo das expectativas, e algumas verbas de despesas podem não ter diminuído tanto quanto o planejado".

A CE considera que o cenário macroeconômico ligeiramente melhorado contribuirá para a redução do déficit público neste ano, junto com as medidas apresentadas pelo governo de Mariano Rajoy no orçamento de 2014 e as equivalentes a 0,25% do PIB anunciadas no final do ano passado.

Quanto ao déficit para 2015, a CE prevê que a Espanha descumprirá a meta de 4,2% do PIB, voltando a ampliar a defasagem para 6,5% se não tomar medidas.

Acompanhe tudo sobre:Déficit públicoEspanhaEuropaIndicadores econômicosPIBPiigsUnião Europeia

Mais de Economia

Mesmo com alíquota de IVA reduzida, advogado pode pagar imposto maior após reforma; veja simulações

Subsídios na China fazem vendas de eletrônicos crescer até 400% no ano novo lunar

Conta de luz não deve ter taxa extra em 2025 se previsão de chuvas se confirmar, diz Aneel

Após receber notificação da AGU, TikTok remove vídeo falso de Haddad