Economia

EPE revisa PIB do Plano da Operação Energética de 0,5% para 1,0%

A entidade destaca o desempenho positivo do consumo das famílias e a interrupção do ciclo de queda da formação bruta de capital fixo na margem

Energia: a melhora da economia deve refletir também em um melhor desempenho em 2018, destaca a EPE (choness/Thinkstock)

Energia: a melhora da economia deve refletir também em um melhor desempenho em 2018, destaca a EPE (choness/Thinkstock)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 12 de dezembro de 2017 às 18h07.

Rio - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) elevou em dezembro de 0,5% para 1,0% a previsão do Produto Interno Bruto (PIB) utilizado nos cálculos do Plano da Operação Energética (PEN) 2022.

A entidade explica a elevação em 2017 pela recuperação da economia brasileira, confirmada no terceiro trimestre, com destaque para o desempenho positivo do consumo das famílias e a interrupção do ciclo de queda da formação bruta de capital fixo na margem.

As projeções acompanham a percepção do mercado , que em média preveem alta de 0,9% para o PIB em 2017, após revisão da alta de 0,3% projetada em julho deste ano.

Participaram da pesquisa as instituições Bradesco, Itaú, Focus, Tendências, IBRE-FGV, Santander, MB Associados e Bacen. Para 2018, a média do mercado é de crescimento de 2,8%, ante 2,3% da previsão anterior.

A melhora da economia deve refletir também em um melhor desempenho em 2018, destaca a EPE, que elevou de 2,0% para 2,6% o crescimento da economia no ano que vem.

A entidade observa, porém, que alguns pontos positivos e negativos ainda rondam as expectativas com a economia.

Entre os pontos positivos a EPE destaca os bons resultados da economia mundial; a política monetária contribuindo para os aumento de investimentos, assim como no consumo das famílias. Entre os pontos negativos a EPE cita a possibilidade de alta do risco Brasil por conta das eleições presidenciais; o risco de aumento de inflação puxado pelos alimentos; e o fato que o desemprego, mesmo com uma taxa menor do que neste ano, continuará em patamar elevado.

Ainda do lado negativo, a EPE lembra que os dados primários estão deteriorados e, apesar de os juros terem diminuído, a dívida continua a subir. A empresa afirma também que uma situação fiscal delicada pode prejudicar a melhoria no prêmio de risco do país.

O Plano da Operação Energética - PEN tem como objetivo apresentar as avaliações das condições de atendimento ao mercado previsto de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN) para o horizonte do planejamento da operação energética, cinco anos à frente, subsidiando assim o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico - CMSE.

Para o período 2018-2022, a EPE prevê alta média do PIB de 2,7%, o mesmo porcentual obtido na média do mercado.

Acompanhe tudo sobre:ConsumoEnergia elétricaPIB

Mais de Economia

Alckmin diz que trabalha para redução de alíquota do tarifaço para todos os setores

Haddad confirma que governo socorrerá empresas afetadas pelo tarifaço com linhas de crédito

Rui Costa diz que Trump foi 'grosseiro' ao anunciar tarifas sobre produtos brasileiros

Haddad diz que vê maior 'sensibilidade' de autoridades dos EUA para negociar tarifas com o Brasil